DOC RESPONDE “A QUEM INTERESSA A IGNORÂNCIA?”.

Por Celso Sabadin.

Entre as cabeças pensantes deste país, é consenso que a presença no Palácio do Planalto desta tralha que nos (des) governa atualmente nada mais é que o resultado de um longo projeto político de deseducar a nossa população, e mantê-la no mais baixo nível possível de discernimento, pensamento e argumentação. Em outras palavras: a gigantesca crise educacional instalada no Brasil a partir da ditadura de 1964 não acontece por acaso: é projeto de poder.

Este e vários outros temas ligados à Educação brasileira são discutidos em “A Quem Interessa a Ignorância?”, longa que retoma, sete anos depois, os mesmos personagens de outro documentário dos mesmos realizadores: “Virando Bicho”.
Contextualizando: em 2012, Alexandre Carvalho e Sílvia Frahia roteirizaram e dirigiram “Virando Bicho”, documentando a luta dos jovens Lola Ferreira, Renan Campari e Samara Viana para ingressar no Ensino Superior. Sete anos depois, em 2019, os cineastas se reencontraram com os jovens – agora graduados – para a realização de “A Quem Interessa a Ignorância”, que estreia agora em junho.

No novo filme, Lola, Renan e Samara visitam várias escolas em cidades como Sobral (CE), que tem o maior IDEB (Índice de Educação Básica) do Brasil; ou Pedro do Rosário (MA), com instalações improvisadas de pau a pique, sem merenda, nem banheiro. Há também os registros de instituições de ensino com métodos diferenciados em São Paulo.
Os jovens foram também a Brasília e entrevistaram parlamentares de diferentes partidos políticos com algum projeto ou bandeira sobre educação. Mesmo que seja o projeto de destruir a educação, como Bolsonaro.

O palco dessa discussão foi uma sala de produção montada na Casa Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro, especialmente para servir de bunker para os três jovens e suas reflexões depois de cada uma das suas viagens. Lá, durante seis meses, eles discutiam e comentavam suas viagens e impressões, relembravam suas próprias experiências, além de entrevistarem pessoas da área da educação como a filósofa Vera Saboya e o pedagogo criador da Escola da Ponte, José Pacheco.

“A quem Interessa a ignorância?” será exibido de 3 a 9 de junho, no Rio, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo 3 , às 18:00 horas, e em São Paulo, no 1 Espaço Itaú de Cinema – Rua Frei Caneca, 8 , às 19:30 horas. No dia 10 de junho o filme será lançado nas plataformas digitais para aluguel e venda da iTunes, Vivo Play, Google Play, Youtube Play, AppleTV e NOW.
“A quem Interessa a ignorância” foi selecionado para o Festival Documental L’Amerique Latine par L’image, que será realizado de 22 a 27 de novembro de 2021, em Lyon, na França.
“Virando Bicho” pode ser visto gratuitamente em www.youtube.com/watch?v=KL7M7-G-hGc