DOCUMENTÁRIO INÉDITO RELATA OPERAÇÃO CRIMINOSA DOS EUA APOIADA PELA IGREJA.

Por Celso Sabadin.

De bombardeios a embargos econômicos, existem várias maneiras de desestabilizar um país inimigo. Nenhuma, porém, é tão cruel como a de separar famílias. Tendo em vista os efeitos devastadores que a desintegração dos núcleos familiares causa em uma sociedade, nos anos 1960 os Estados Unidos deflagraram contra Cuba a infame Operação Pedro Pan.

Protagonizada pelo governo estadunidense – via CIA – e com a participação fundamental da igreja católica e de grupos de direita radicados em Cuba, a Pedro Pan seguia a seguinte estratégia: a partir da disseminação, via imprensa, da fake news que crianças e adolescentes cubanos seriam retirados compulsoriamente de seus pais e enviados à União Soviética, os EUA montaram uma rede de “recepção” a estes jovens, que poderiam desembarcar em Miami sem a necessidade de vistos, e que a partir dali viveriam livres e democraticamente sob os cuidados de Tio Sam, fugindo assim dos famosos comunistas que, como todos sabem, são comedores de criancinhas. Seus pais cubanos, porém, teriam de fazer todo o processo no mais absoluto sigilo, e não poderiam acompanhar seus meninos e meninas.

Esta verdadeira história de horror é contada em detalhes no  documentário inédito “Operação Pedro Pan”, que estreia no próximo dia 17, sexta-feira, no Canal Curta!

Dirigido por Kenya Zanatta e Mauricio Dias, o longa localizou e entrevistou algumas das 14 mil crianças e adolescentes que participaram do projeto e que hoje narram as lembranças do período. Apoiado pela consultoria histórica de Fernando Morais, e contando ainda com depoimentos de especialistas e historiadores, “Operação Pedro Pan” vai além da questão do projeto em si, e faz também uma rica contextualização sócio-histórico-política dos primeiros anos da Revolução Cubana e seus desdobramentos, apresentando importantes imagens da época.

Um momento em especial no filme passa quase despercebido: em uma rua de Miami onde nos anos 1960 havia uma das entidades de acolhimento das crianças, digamos assim, “sequestradas”, hoje exibe-se uma placa que orgulhosamente marca o lugar onde elas “encontraram refúgio dos comunistas”.

Não basta ser criminoso: é preciso ostentar o mau-caratismo.

“Operação Pedro Pan” estreia no  Canal Curta! nesta sexta-feira, 17 de julho, às 22h30.