DOCUMENTÁRIO SOBRE NOUVELLE VAGUE (FINALMENTE) FAZ JUSTIÇA A VARDA.

Por Celso Sabadin.

Quando o mundo começou a sair do pesadelo da Segunda Guerra Mundial (e passou a entrar no pesadelo da Guerra Fria), tudo mudou nesta nova sociedade em reconstrução. Como não poderia deixar de ser, o cinema também.

Puxados pelo Neorrealismo Italiano, surgem novos movimentos estético-artísticos que propõem outras formas de se fazer filmes, mais sintonizadas com a nova ordem mundial e – consequentemente – refratárias ao antigo cinema clássico. Um dos mais marcantes e importantes destes novos cinemas que aparecem pelo mundo é a Nouvelle Vague, vinda da França. Retratá-la e investigá-la é a proposta do documentário “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema”, que volta ao cartaz no canal Curta. l

Como não poderia deixar de ser, o documentário traz, sim, entrevistas com Truffaut, Godard, Chabrol e toda a turma da revista “Cahiers du Cinéma” que alavancou o movimento, na virada dos anos 1950. Porém, temos aqui três diferenciais importantes: (1) tais depoimentos são resgates da época, tomados no calor do momento (ou pouco depois), e não análises feitas à luz da História, depois que todos já a contaram. (2) Há bons depoimentos também dos detratores da Nouvelle Vague, dos cineastas que foram massacrados pelos jovens da “Cahiers”, e que não escondem suas mágoas com eles. Ou seja, o filme não pretende incensar o movimento. E (3) finalmente dá-se à cineasta Agnés Varda seus justos méritos como a grande precursora da Nouvelle Vague, antes mesmo de Chabrol e Truffaut, informação historicamente (e machistamente) relegada a segundo plano.

Com direção de Florence Platarets, “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema” é uma coprodução da Arte France e da INA. Anote os horários: 22 de março, quarta-feira, s 23 horas;: 23 de março, quinta-feira, às 03h e às 17h; 24 de março, sexta-feira, às 11h; 25 de março, sábado, às 15h30; 26 de março, domingo, às 21h.

O canal Curta, linear, pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.