DOCUMENTÁRIOS MAPEIAM CENA ARTÍSTICA PERNAMBUCANA.
"Manguebit" e "“Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo" estão entre os destaques da semana.
Por Celso Sabadin.
Dois documentários sobre grandes expoentes da arte e da cultura pernambucana são disponibilizados praticamente de forma simultânea, neste último mês de 2022.
Na TV, estreia “Manguebit”, uma completa radiografia sobre o movimento musical-estético-comportamental que sacudiu as estruturas recifenses, nos anos 1990. E aos cinemas chega “Clarice Lispector: A Descoberta do Mundo”, um retrato intimista sobre uma das mais festejadas escritoras brasileiras.
Quem segura o porta-estandarte tem a arte, tem a arte
Em cartaz no CinebrasilTV desde o último 3/12, “Manguebit” (o título é grafado assim mesmo) faz um mergulho intenso nas raízes, nas histórias, nos atores, no desenvolvimento e no término do Mangue Beat, manifestação cultural pernambucana que, como diz um dos próprios depoentes do documentário, extrapolou os limites da música e se transformou em um fato sócio-comportamental.
Em um momento em que Recife foi considerada, por um estudo norte-americano, a quarta pior cidade do mundo para se viver, o Mangue Beat despontou como um manifesto de revolta e reação, misturando diversas inspirações e referências musicais para compor um som diferenciado que acabou conquistando todo o país.
Grito de não conformismo nascido na periferia recifense, o movimento se espalhou pela cena artística pernambucana, chegando ao cinema através da vibrante trilha musical do filme “O Baile Perfumado”.
O longa traz registros históricos dos lançamentos de bandas como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S.A. e farto material de arquivo, além de depoimentos Cannibal Santos, Carlos Eduardo Miranda, Charles Gavin, Fabio Trummer, Fabio Massari, Fred 04, Jorge Dú Peixe, Jorge Mautner, Karina Buhr, Lírio Ferreira, Lirinha, Lúcio Maia, Mestre Meia Noite, Otto, Ortinho, Paulo Caldas, Paulo André, Roger de Reno, Rogerio Rogerman, Renato Lins, Siba Veloso, Toca Ogan e Xico Sá.
A direção é do cineasta, videoartista e fotógrafo recifense Jura Capela, diretor do curta “Copo de Leite” (2005) e o do longa “Paranã-Puca – Onde o Mar se Arrebenta” (2010), entre outros.
O longa será exibido no CinebrasilTV durante todo o mês de dezembro. Datas e horários em www.cinebrasil.tv
Que mistérios tem Clarice?
Entra em cartaz nos cinemas na próxima quinta-feira, 8/12, o documentário “Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo”. A famosa escritora e jornalista – cuja data de nascimento se relembra em 10 de dezembro – nasceu Chaya Pinkhasivna Lispector, na Ucrânia, e desembarcou ainda bebê na cidade de Recife.
O longa traça a trajetória de Clarice de forma clássica e cronológica, a partir de uma grande entrevista que a escritora concedeu ao Museu da Imagem do Som, entrelaçada com depoimentos de amigos e familiares, acrescida de interpretações de fragmentos de sua obra. Um bom material iconográfico de arquivo emoldura o filme com charme e poesia.
Participam nomes como Alberto Dines, Maria Bonomi, Luiz Carlos Lacerda, Lêdo Ivo, Paulo Rocco, Ferreira Gullar, Affonso Romano de Sant’Anna, Marina Colasanti e Nélida Piñon, entre vários outros.
Com direção da recifense Taciana Oliveira e roteiro de Teresa Montero em parceria com a diretora, “Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo” entra em cartaz em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Minas Gerais.



