É TUDO VERDADE 2021: “MLK/FBI” E A PARANOIA BRANCA AMERICANA.

Por Celso Sabadin.

Ao ler a sinopse de “MLK/FBI”, um dos destaques deste empolgante 26º É Tudo Verdade, a primeira reação é o inevitável “outra vez?”. Haveria mais algum assunto a ser tratado na vida de Martin Luther King que ainda não tenha sido enfocado? A resposta vem rápida e rasteira logo nos primeiros minutos do filme: Sim. E bota “sim” nisso!
É impressionante como o premiadíssimo diretor Sam Pollard consegue imprimir em seu novo filme uma contemporaneidade absoluta, não apenas em função da crescente importância que o tema racial vem ganhando na nossa sociedade, como também pelas novas revelações que o longa traz ao perscrutar os métodos mais desprezíveis de investigação e pressão desenvolvidos pelo famigerado FBI.

“MLK/FBI” revela não só a extensão obsessiva da vigilância do FBI a Martin Luther King, como também a sordidez de seus métodos de intimidação, tudo através de uma ampla gama de materiais audiovisuais restaurados, e de uma narrativa de ritmo intenso que nada fica a dever aos mais midiáticos filmes de investigação policial do mundo da ficção.

E como se tudo isso não bastasse, o longa abre ainda a possibilidade real de um desdobramento que só poderá ser realizado a partir de 2027. Qual? Aí é preciso ver o filme.

Um dos quinze semifinalistas ao Oscar 2021 de Melhor Documentário,“MLK/FBI” faz parte da programação do É Tudo Verdade, que pode ser acessada em http://etudoverdade.com.br/br/home