“EDWARD HOPPER E A TELA EM BRANCO” NO CANAL CURTA.

Por Celso Sabadin.

Para o cineasta alemão Wim Wenders, as pinturas de Edward Hopper retratam um instante mágico que existe ou um pouco antes, ou um pouco depois de um grande acontecimento. Mas nunca retratam o grande acontecimento. Estas e outras deliciosas viagens, ilações, suposições, conclusões – chame como quiser – sobre a obra do genial pintor norte-americano Edward Hopper podem ser vistas em “Edward Hopper e a Tela em Branco”, que estreia nesta terça, 28/03, às 22h30, no canal Curta.

Certamente muita gente já se encantou com algum quadro de Hopper, mesmo sem saber quem era o autor. Suas rígidas composições gráficas, inusitadas combinações de cores, e arrebatadores jogos de luzes e sombras raramente passam despercebidos a qualquer olhar um pouco mais sensível. Tudo isso somado à pungência da solidão retratada em sua obra fazem de Hopper um artista icônico.

A direção e o roteiro de Jean-Pierre Devillers, como é habitual a este cineasta, privilegia a narrativa clássica e tradicional dos documentários, mas esmera-se na pesquisa e no material de arquivo. A proposta é levar o público a lugares – existentes e imaginários – que de certa forma serviram de inspiração à obra de Hopper, ao mesmo tempo em que registra sua vida pessoal e o seu relacionamento com Josephine Nivison Hopper, esposa e musa de toda a vida.

O filme traz imagens raras do biografado, cadernos e fotos de Josephine, ampla documentação iconográfica e inevitáveis comparações dos quadros do pintor com grandes momentos do cinema. Que, como não podia deixar de ser, se constituem nos meus momentos preferidos do filme.

Além da exibição do dia 28/03, “Edward Hopper e a Tela em Branco” será exibido também em 29 de março, quarta-feira, às 02h30 e às 16h30; 30 de março, quinta-feira, às 10h30; 01 de abril, sábado, às 14h30; 02 de abril, domingo, às 23h. Também está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br.
O canal Curta, linear, pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.