“ELAS POR ELAS” ABORDA URGENTES QUESTÕES FEMININAS.

Por Celso Sabadin
Não confunda com a telenovela brasileira de mesmo nome: este longa metragem batizado no Brasil como “Elas por Elas” é uma coprodução entre Estados Unidos e Itália que reúne várias histórias sobre mulheres, protagonizadas por mulheres e dirigidas por mulheres.
A estreia nos nossos cinemas aconteceu na última quinta-feira, 19 de outubro.
São sete episódios independentes entre si, rodados em várias cidades pelo mundo, em cinco idiomas, que têm na temática feminina o único ponto em comum. Assédios, agressões, o papel de mãe, a pressão social pela beleza, os medos, aspirações, sonhos, decepções, derrotas e vitórias do universo feminino são – de formas diversas – abordadas no longa.
Como geralmente acontece em longas episódicos, “Elas por Elas” é irregular. O primeiro segmento, por exemplo, quase me fez desistir de ver o restante do filme. Ele é tão esquemático e engessado que parece até uma produção original Netflix. Felizmente, porém, insisti, e acabei me deparando com o belo e sensível segmento japonês chamado “Uma Semana na Minha vida, roteirizado e dirigido por Mipo Oh. Trata-se de um pequeno poema urbano sobre ser mãe numa cidade grande.
Entre estes dois extremos, “Elas por Elas” se equilibra entre momentos mais e menos inspirados, embora todos eles me pareçam bem intencionados.
A produção é da Iervolino & Lady Bacardi Entertainment, em associação com a We Do It Together, empresa cinematográfica sem fins lucrativos que tem como missão a divulgação de causas femininas e feministas.
A divulgação de “Elas por Elas” foi impulsionada pela indicação ao Oscar da canção original “Applause”, de Diane Warren, na voz de Sofia Carson.
Assinam a direção e os roteiros dos episódios Silvia Carobbio, Catherine Hardwicke, Taraji P. Henson, Mipo Oh, Lucía Puenzo, Maria Sole Tognazzi, Leena Yadav, Krupa Ge, Shantanu Sagara e Leena Yadav,
No elenco, Marcia Gay Harden, Juliette Binoche, Eva Longoria, Freida Pinto, Leonor Varela, Margherita Buy, Katie McGovern, Cara Delevingne, Freddy Drabble, Andrea Vergoni, Jennifer Hudson, Jennifer Ulrich, Katia Gomez, Anne Watanabe, Ayesha Harris, Brandon Win, Danielle Pinnock, Pauletta Washington, Jacqueline Fernandez, Iacopo Ricciotti, Sergio Allard.