EM DVD, A VERSÃO DE BUSTER KEATON PARA “INTOLERÂNCIA”.

Longa de estreia do comediante como diretor brinca com o clássico de Griffith.

Por Celso Sabadin.

Em 1916, David Griffith causou polêmica no mundo do cinema ao lançar “Intolerância”, um épico gigantesco e caríssimo narrando diversos casos da intolerância humana em diferentes  épocas históricas que se alternavam durante a projeção. O filme era um protesto contra as críticas negativas que Griffith recebera pelo seu filme anterior, “O Nascimento de uma Nação”.

Alguns anos depois, Buster Keaton toma emprestada a fórmula de Griffith e estreia na direção de longas com “As Três Idades”, uma comédia sobre os relacionamentos amorosos em três épocas históricas que – a exemplo de “Intolerância” – também se alternam durante a ação: a pré-história, o Império Romano e os dias atuais (no caso, 1923). A brincadeira consiste em mostrar que, independente da época, os rituais de conquista, namoro e casamento são sempre os mesmos. Tudo isso, claro, com as insuperáveis veia cômica e expressão corporal de Keaton, que proporcionam não apenas momentos antológicos de ação vertiginosa (típica do “slapstick”, o pastelão da época) como também inteligentes e criativas soluções cinematográficas para cenas que não cansam de nos surpreender.

Chama a atenção uma fuga sobre tetos de prédios onde o dublê parece errar o salto e se estatelar na parede do edifício vizinho (foto abaixo). Explica-se: em primeiro lugar, não é um dublê, mas sim o próprio Keaton, que praticamente nunca usava dublês. E em segundo lugar, ele de fato errou o salto e se estatelou no edifício vizinho. Mesmo caindo na rede de proteção, machucou-se bastante a ponto de ter de parar o filme por três dias. A cena não apenas foi incluída no filme, como Keaton criou uma continuidade para ela, com o personagem caindo sobre sucessivos toldos que amortecem sua queda até o chão.

000buster

Destaque também para o letreiro que introduz a ação dos tempos atuais, onde se lê que trata-se de uma época de “velocidade, necessidade e ganância”. Isso em 1923…

Com o título “A Antiga e a Moderna”, “As Três Idades” faz parte da caixa de DVDs “Buster Keaton”, lançada pelo selo Obras Primas do Cinema.