EM DVD E VOD, “A FESTA” MOSTRA O TRAGICÔMICO DA SITUAÇÃO HUMANA.

Por Celso Sabadin.

Tenho especial predileção por um tipo de cinema que beira a tragédia grega, ou seja, filmes que esmiúçam o lado trágico da condição humana utilizando como base o tripé um tempo, um espaço, uma ação. São geralmente obras que se situam no limite da linguagem teatral, e por isso mesmo apoiam-se na qualidade do texto e das intepretações para passar seu recado, quase sempre carregado de contundências e observações ácidas.

Assim, degustei prazerosamente de cada minuto de “A Festa”, longa inglês escrito e dirigido por Sally Porter (de “Uma Lição de Tango” e “Orlando”) que radiografa uma das instituições humanas que mais transitam entre o amor e a hipocrisia: as reuniões de amigos.

Enxuto, com apenas 70 minutos de duração, o filme começa mostrando Janet (Kristin Scott Thomas) atribulada entre os preparativos culinários de uma festa e o telefone que não para de tocar com pessoas lhe parabenizando. Na sala, a figura melancólica de seu marido, Bill (Timothy Spall), jaz pesadamente sobre uma poltrona. Rápidos, os diálogos se sucedem pingando pistas que levam o espectador a compreender a dicotomia que se estabelece entre a euforia da cozinha e a depressão da sala. Aos poucos, outros convidados vão chegando, e com eles cargas diferenciadas de cinismo, dúvidas, meias verdades e novos acontecimentos que vão compondo o quebra-cabeças de quem é quem naquela festa. E por que ela está sendo realizada.

O ótimo ritmo de toda a trama conquista cada vez mais a atenção da plateia, que a cada revelação será brindada com novas visões sobre os mais cruéis recônditos da alma humana. Tudo isso com uma tragicômica galeria de personagens vividos com maestria por um elenco de nada mais que sete atores: Patrícia Clarkson, Bruno Ganz, Cherry Jones, Emily Mortimer e Cillian Murphy, além dos já citados.

Em “A Festa”, menos é mais. Muito mais.

Selecionado para a competição oficial de Berlim, o filme estreou no Brasil em 26 de julho e agora está disponível em DVD e VOD, nas plataformas NOW, Looke, iTunes, VivoPlay e GooglePlay. .