EM DVD, “ELE! O TERROR QUE VEM DO ESPAÇO” RESGATA A INGENUIDADE ROMÂNTICA DAS ANTIGAS FICÇÕES CIENTÍFICAS.

Por Celso Sabadin.

Tentar fazer uma pesquisa minimamente coerente num país que não dá a mínima para a História não é tarefa simples. Por exemplo: o filme “It! The Terror from Beyond Space”, lançado em 1958 nos EUA, já foi exibido no Brasil com pelo menos quatro títulos diferentes: “A Ameaça do Outro Mundo”(quando de seu lançamento em cinema), “Ele! O Terror que Vem do Espaço”, “It: O Terror que Vem do Espaço” e “O Monstro Veio do Espaço”, dependendo do canal de TV que o exibiu posteriormente.

Mas sempre há um lado bom. Pelo menos ninguém resolveu vendê-lo como comédia e batizá-lo de “Deu a Louca no Monstro”. Pelo menos até o fechamento deste texto.

Agora neste novo lançamento em DVD, a distribuidora Obras Primas optou pelo título “Ele! O Terror que Vem do Espaço”. E como a maioria daquelas impagáveis ficções científicas dos anos 50, esta também é uma delícia de ver. Ou rever. Isto porque o filme traz de volta aquele romantismo ingênuo de uma época que se acreditava que o mundo entraria num formidável ciclo de desenvolvimento científico, e que muito em breve a Humanidade estaria voando por aí em aviõezinhos particulares tipo “Os Jetsons”, ou colonizando outros planetas.

Só para dar uma ideia, “Ele! O Terror que Vem do Espaço” (como foi dito, lançado em 1958), imagina que num futuro não muito distante (no caso do filme, 1973), o ser humano já teria pisado em Marte.

Vale lembrar que naquele longínquo 1958 a Humanidade ainda vivia os primeiros momentos da Era Espacial, com a Rússia lançando, um ano antes, o primeiro satélite artificial, o Sputnik. O pioneiro Yuri Gagarin só seria lançado ao espaço em 1961. Ou seja, o desconhecimento do assunto naquele momento era imenso.

O roteiro de Jerome Bixby (que mais tarde escreveria alguns episódios do seriado “Jornada nas Estrelas” original) fala de uma missão terráquea em Marte que terminou em tragédia. Dos dez homens e mulheres enviados na nave Challenge 141, apenas um sobreviveu, o Coronel Edward Carruthers (Marshall Thompson). A solução então é enviar outra nave – a Challenge 142 – para resgatá-lo em solo marciano. A questão é que Carruthers não está sendo resgatado como um heroico sobrevivente, mas sim como um covarde criminoso que teria matado seus companheiros. Ele nega, mas também não sabe explicar exatamente o que aconteceu.

A ação de fato vai se desenrolar no caminho de volta de Marte à Terra, pois um monstro que beira o indestrutível (provavelmente um primo do Monstro da Lagoa Negra, pois eles são muito parecidos) infiltra-se na nave sem que ninguém perceba, tornando a viagem uma desesperadora luta pela sobrevivência.

Sem dúvida, “Ele! O Terror que Vem do Espaço” é a matriz de “Alien, o Oitavo Passageiro”.

É preciso ver o filme com olhar e coração de 60 anos atrás. É preciso relevar certos detalhes da lógica espacial, como detonar granadas em pleno voo sem nenhuma consequência, ou abrir a escotilha da nave sem se importar muito com a despressurização. Ou até não parar para pensar por que um monstro de um planeta totalmente árido tem barbatanas e nadadeiras. E por que os cientistas permanecem a bordo com suas armas e cartucheiras na cintura, como se fossem cowboys?

É tudo uma questão de tempo histórico. Na cena mostrada abaixo, por exemplo, é claramente perceptível o machismo da sociedade da época: embora todos os tripulantes da nave sejam cientistas especializados, na hora do jantar os homens se sentam à mesa e as mulheres servem os pratos e o café.

000machismo

 

Mas é exatamente esta ingenuidade que propicia que o filme seja, mais que uma viagem interplanetária, uma viagem no tempo e no imaginário de várias gerações. Um passeio nostálgico por uma época na qual os filmes de ficção científica eram pensados e produzidos para serem exibidos em drive-ins, embalando casais apaixonados que não estavam muito preocupados com o que se passava na tela.

Com direção de Edward L. Cahn, cineasta que dirigiu quase 130 longas, curtas e séries de TV dos anos 30 aos 60, “Ele! O Terror que Vem do Espaço” faz parte da caixa de DVDs ”Invasão Sci-Fi – Extraterrestres”, lançada pela Obras Primas.