EM DVD, O LADO ROMÂNTICO DE BUSTER KEATON.

Por Celso Sabadin.

Como não poderia deixar de ser, Buster Keaton é lembrado como um dos maiores cômicos da história do cinema, sempre rivalizando com Chaplin, de quem foi contemporâneo (Chaplin estreou nas telas em1914, e Keaton em 1917). A veia cômica de Keaton era tão genial que um outro aspecto de seus filmes acabou ficando eclipsado pelo tempo: além de excelente cômico e acrobata, Buster Keaton também era um eterno e incurável  romântico, o que pode ser confirmado em vários de seus longas presentes na caixa de DVDs “Buster Keaton” , lançada pelo selo Obras Primas.

Só para citar três exemplos, A General (1926), Amores de um Estudante e  O Homem das Novidades (1928) apresentam praticamente a mesma estrutura dramática: Keaton interpreta um homem apaixonado que não vai medir esforços para conquistar o coração de sua amada. Ele parte então para as mais hilariantes peripécias sempre no sentido de ter de  provar à garota dos feitos que é capaz de realizar… mesmo não sendo capaz de realizá-los, o que alavanca as gags cômicas embasadas pela inacreditável expressão corporal do ator/acrobata. O humor se potencializa ao percebermos que, na verdade, a necessidade de provar algo está apenas na cabeça do personagem, posto que é nítido  – para a plateia, mas não ao protagonista – que a mulher de quem ele gosta não sente tal necessidade de aceitação perante o grupo.

Assim, em A General, Keaton se envolve numa saga bélico-heroica durante a Guerra Civil Americana, tentando compensar o fato de seu alistamento ter sido negado. Em Amores de um Estudante ele faz de tudo para transformar sua imagem de nerd em ícone atlético-esportivo. E em O Homem das Novidades o protagonista quer deixar de ser um simples fotógrafo de rua para trabalhar como cinegrafista nos cinejornais da Metro-Goldwyn-Mayer.  São comédias, sem a menor sombra de dúvida, mas todas elas são também histórias de superação motivadas por uma paixão. São filmes hilariantes, mas também são doces, ternos, e bonitos de ver.

Codirigido (com Clyde Bruckman) pelo próprio Keaton, A General  traz a histórica e impressionante cena da locomotiva que passa por uma ponte em chamas e despenca espetacularmente no leito do rio, quando a ponte se desmancha. O efeito utilizado? Nenhum. Trata-se realmente de uma locomotiva de verdade que se precipita por uma ponte realmente em chamas, caindo sobre um rio de verdade. E mais: a maioria dos atores e extras que participam da cena não foi avisada que isso iria acontecer, o que aumenta a dramaticidade da situação.

Amores de um Estudante (oficialmente dirigido por James W. Horne, mas na prática quase todo dirigido por Keaton), contém uma raríssima cena – provavelmente a única de sua carreira – onde o cômico utiliza um dublê: o salto final com vara, realizado por um atleta profissional, após várias tentativas frustradas do ator.

E O Homem das Novidades (oficialmente dirigido por Edward Sedgwick, mas que também teve Keaton como codiretor não creditado) quase foi irremediavelmente perdido: uma única cópia do filme foi encontrada em 1968, em Paris, e a partir dela foi possível a restauração e a reprodução de novas cópias.

E há muito mais a ser descoberto (ou redescoberto) nesta imperdível caixa de DVDs.