EM DVD, “O SEGREDO DAS JOIAS” IMORTALIZA UM JOHN HUSTON MAGISTRAL.

por Celso Sabadin.

Um minucioso plano para roubar uma fortuna em diamantes. Falando assim, pode até parecer que “O Segredo das Joias” é apenas mais um entre os vários filmes sobre planificações mirabolantes e assaltos milionários. Não é. Na verdade, o roubo em si é apenas o pano de fundo, um pretexto para que o mestre John Huston faça sua fascinante e precisa análise dos diferentes tipos humanos que transitam pela “selva de asfalto” a que se refere o título original da obra.

A partir do livro de W.R. Burnett (prolífero autor cuja obra originou dezenas de longas e episódios de seriados de TV), o próprio John Huston e Ben Maddow desenvolveram este precioso roteiro que disseca as fraquezas e mazelas humanas divididas e subdivididas pelos vários estratos sociais. Desde o pequeno contraventor raso e perturbado (Sterling Hayden), até o economicamente privilegiado financiador do crime (Louis Calhern), passando pelo cérebro infalível do planificador do roubo (Sam Jaffe), todos em ótimas performances, temos aqui toda uma estrutura social totalmente voltada para um único objetivo: a satisfação da ambição desmedida através do enriquecimento ilícito. É quase um estudo antropológico. E tudo magnificamente fotografado por Harold Rosson (diretor de fotografia de mais de 150 títulos, entre eles “Cantando na Chuva”), que lança mão de um magnífico preto e branco e suas marcantes sombras típicas do cinema noir para solidificar a sensação de opressão do espaço urbano.

De quebra, “O Segredo das Joias” ainda traz memoráveis atuações de duas grandes coadjuvantes: uma dramática Jean Hagen, no papel de Doll, que mais tarde faria a inesquecível loira burra de “Cantando na Chuva”; e Marilyn Monroe, aqui ainda desconhecida, numa participação pequena, mas de importância fundamental para a trama.

Anos mais tarde, visando capitalizar sobre a fama da atriz, os pôsteres do filme foram refeitos usando sua imagem como destaque principal,a despeito do seu papel diminuto. Como se percebe, não são apenas os personagens de “O Segredo das Joias” que abrem mão da ética e da honestidade para roubar e lucrar.

Onze anos depois da estreia no cinema, “The Asphalt Jungle” seria adaptado numa série de 13 episódios para televisão.