EM DVD, “POR AMOR TAMBÉM SE MATA”, O ÚLTIMO FILME DE JOHN GARFIELD.

Por Celso Sabadin. 

Assim como acontece em “Corpo e Alma”, “Por Amor Também se Mata” começa igualmente com o personagem de John Garfield (no caso, Nick Robey), acordando de um pesadelo. Mas se em “Corpo e Alma” Garfield corre em busca do perdão da mãe logo após o sonho, aqui ele é acordado por ela de forma ríspida: “Se você fosse um homem de verdade estaria na rua procurando emprego”, ela dispara. E Nick responde ligeiro: “E se você fosse um homem de verdade eu te partiria os dentes”. Esse rápido e contundente início de filme já demonstra com eficiência a personalidade do protagonista que Irá comandar a ação.

Trata-se do primeiro filme adaptado de um livro de Sam Ross, ucraniano radicado nos EUA, que mais tarde escreveria vários episódios para os seriados de TV “Cidade Nua”, “Rawhide” e “O Fugitivo”, entre outros. O roteiro foi escrito por Dalton Trumbo, Hugo Butler e Guy Endore, mas logo após a estreia do filme os nomes de Trumbo e Butler foram suprimidos dos créditos pelo fato de ambos terem sido acusados de comunistas. O mesmo aconteceu com o diretor John Berry.

Após ameaçar partir dos dentes da própria mãe, Nick Robey participa de um assalto frustrado e se refugia no apartamento de uma família para acobertar sua fuga. Sua personalidade ríspida e agressiva encanta Peggy (Shelley Winters), a filha da família ameaçada, uma garota que não se acha bonita o suficiente para ser amada. Tem início assim algo parecido com uma “Síndrome de Estocolmo”, com Peggy extremamente dividida entre sua paixão repentina pelo criminoso que a faz refém e o amor que sente pela família. Infelizmente, o inadequado título em português já dá uma boa dica de como será o desfecho da trama.

“Por Amor Também se Mata” foi lançado nos EUA em 19 de junho de 1951. Menos de um ano depois, mais precisamente em 21 de maio de 52, abatido e impedido de trabalhar por ter sido acusado de comunista, John Garfield morria em Nova York, vitimado por um ataque cardíaco. Ele tinha apenas 39 anos.

POR AMOR TAMBÉM SE MATA (He Ran All the Way, 1951, 77 min). De John Berry. Com John Garfield, Shelley Winters e Wallace Ford.