EM “JOGO DO PODER”, GAVRAS DENUNCIA TERRORISMO DAS INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS.

Por Celso Sabadin.

Poucos cineastas conseguem ministrar – ao mesmo tempo – uma aula de cinema conjugada com outra aula de política e economia. O veterano diretor grego Constantin Costa-Gavras é um destes poucos. Pouquísimos, na verdade.  Do alto de seus 88 anos, o responsável por clássicos como “Z” e “Estado de Sítio”, entre outros, vira agora suas lentes para as atrocidades e barbaridades cometidas pela União Europeia contra o povo e a economia da Grécia, de 2015 até os dias de hoje. O tema parece árido? Não nas mãos de Gavras.

Eletrizante, “Jogo do Poder” acompanha a luta exasperante do recém-empossado Ministro da Fazenda da Grécia, Yannis Varoufakis (Christos Loulis, ótimo), contra as poderosas autoridades econômicas do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional, entidades que insistem em não ceder às negociações do novo governo Grego, mantendo assim o país quebrado, em precárias condições de sobrevivência.

Não é necessário entender de economia, nem de política, para acompanhar “Jogo do Poder”. Os ótimos diálogos – sem descambar para o economês ilegível – mantém o público informado e antenado com todas as peculiaridades financeiras necessárias ao perfeito entendimento da trama. Mais que isso, trata-se de uma obra em que as pendengas políticas são apenas o pano de fundo para a verdadeira tensão que se estabelece entre os protagonistas: a eterna briga dos valores humanos contra o terrorismo internacional implantado pelas grandes instituições financeiras.

O excelente roteiro, também assinado por Costa-Gavras, foi elaborado a partir do livro de memórias de Varoufakis, “Adultos na Sala: Minha Batalha Contra o Establishment”. O cineasta foi ainda assessorado por Varoufakis, a quem mostrou o roteiro durante diversas fases da produção.

“Jogo do Poder” estreou fora de competição no Festival de Veneza de 2019, onde Costa-Gavras recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra, e chega ao Brasil em 12 de agosto.

Um dos melhores filmes do ano, até o momento.

 

11/08/2021