EM “O BANQUETE”, DANIELA THOMAS FAZ SEU “FESTIM DIABÓLICO”.

Por Celso Sabadin.

O retrato da sordidez humana condensada no microcosmos de um jantar íntimo é o centro do perturbador “O Banquete”, sexto longa metragem (o segundo solo, após o polêmico “Vazante”) de Daniela Thomas.

Como nas tragédias gregas, tudo acontece num único cenário, numa única ação, num único tempo. Mas a tragédia aqui não é grega: é brasileira e social. Nora (Drica Moraes) e seu sempre embriagado marido (Caco Ciocler) convidam um seleto grupo de amigos para a suposta comemoração de um aniversário de casamento. Mas logo a mesa suntuosamente enfeitada e a casa finamente decorada se revelam como uma cruel arapuca destinada e desnudar moralmente os convidados elegantemente trajados. Caem uma a uma as máscaras da hipocrisia revelando os mais sujos jogos de poder e sedução.

Uma das maiores forças de “O Banquete” se encontra na acidez de seu texto, também roteirizado por Daniela, que declarou ter sido desenvolvido a partir de diálogos verídicos por ela escutados em festas e reuniões em sua casa. Aliás, a situação toda retratada no filme é baseada em fatos, motivo que inclusive levou a diretora a cancelar a exibição programada para o recente Festival de Gramado, em respeito ao falecimento de Octávio Frias Filho, proprietário do jornal Folha de S.Paulo, que seria o inspirador do personagem, no filme, ameaçado de uma prisão iminente.

As filmagens foram realizadas em ordem cronológica e praticamente em tempo real, com grandes planos-sequência de quase uma hora de duração que remetem a outro grande filme sobre a maldade humana: “Festim Diabólico”, de Hitchock, também ambientado num único cenário e num único tempo. A incapacidade mórbida dos convidados em abandonar a festa, por mais moralmente torturante que ela se torne, faz lembrar outro clássico que escancara as mazelas do comportamento humano: “O Anjo Exterminador”.

O afinadíssimo elenco conta ainda com Mariana Lima, Rodrigo Bolzan, Fabiana Gugli, Gustavo Machado, Chay Suede, Bruna Linzmeyer e Georgette Fadel.

Estreia em 13 de setembro.