EMPOLGANTE DOCUMENTÁRIO SOBRE GEORGE GERSHWIN ESTREIA HOJE (07/08) NO CANAL CURTA.

Por Celso Sabadin.

Mesmo quem não reconhece George Gershwin pelo nome certamente acaba identificando-o pelas suas músicas. Seja em algum comercial de TV, seja na magnífica trilha sonora do maravilhoso “Manhattan”, a impressão que eu tenho é que – de alguma maneira – todo mundo já ouviu algum trecho da obra de Greshwin. E olha que “todo mundo” é muita gente!

Quem quiser saber muito mais sobre este fantástico compositor terá uma ótima chance de fazê-lo a partir de hoje, 7 de agosto,  às 23 horas, na programação do Canal Curta, que exibirá o documentário “Gershwin: O Clássico Americano”.

Filho de imigrantes que trocaram a Rússia pela fervilhante Nova York na virada do século 19, George Gershwin (nome artístico de Jacob  Gershowitz) foi um dos compositores do início do século 20 que revolucionaram a história da música ao unir – com muita qualidade – o clássico ao jazz. Certamente ele não foi o único, mas foi um dos mais competentes e – com certeza – o mais midiático. Como diferencial, Gershwin ainda temperou seu repertório ao pesquisar a sonoridade da cena musical negra do Harlem. O resultado foi a captura da essência de uma cultura estadunidense única, cativante, vanguardista e inovadora.

Além de seu repertório erudito, Gershwin também assina uma ampla gama de cerca de 500 canções popularizadas nos palcos da Broadway, como Lady, Be Good (1924), Tip-Toes (1925), Song of the Flame (1925), Tell Me More! (1925), Oh, Kay! (1926), Strike Up the Band (1927), Funny Face (1927) e Rosalie (1928), Em praticamente todas elas, teve como parceiro o letrista Ira Gershwin, seu irmão.

Gershwin encerra sua carreira – prematuramente e com chave de ouro – com a ópera “Porgy and Bess”, que imortaliza a canção “Summertime”, décadas depois popularizada para as novas gerações através da voz de Janis Joplin.

Além da estreia deste 7 de agosto, às 23 horas, “Gershwin: O Clássico Americano” terá reprises nos seguintes horários: 08 de agosto, terça-feira, às 03h e às 17h; 09 de agosto, quarta-feira, às 11h; 12 de agosto, sábado, às 16h30; 13 de agosto, domingo, às 23h00.

Com produção da ARTE e direção de Jean-Frédéric Thibault, o documentário pode ser assistido também no Curta!On – Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo.