“ESTA ISLA” REPRESENTA PORTO RICO NO 35º CINE CEARÁ.

Por Celso Sabadin, de Fortaleza.

Não é muito fácil especificar exatamente a situação política de Porto Rico. Trata-se de um arquipélago caribenho controlado pelo governo dos Estados Unidos, mas que não faz parte dos EUA. A Constituição do controlador é aplicada parcialmente ao controlado. E mesmo assim o nome oficial do país é Estado Livre Associado de Porto Rico. Os porto-riquenhos são legalmente cidadãos estadunidenses, mas Porto Rico não tem voto no Congresso dos EUA. Os residentes no arquipélago não votam para presidente dos EUA. Tudo isso é consequência da Guerra Hispano-Americano, quando, em 1898, os EUA adquiriram Porto Rico junto com outras colônias espanholas, nos termos do Tratado de Paris.

Discussões sobre tal posicionamento hesitante de Porto Rico e dos portorriquenhos são tratados tangencialmente em “Esta Isla”, filme integrante da Mostra Competitiva Ibero Americana do 35º CineCeará, e um raríssimo exemplar a chegar no Brasil do cinema produzido no arquipélago.

A trama principal, porém, opta por contar (mais uma) história convencional de briga entre gangues do tráfico. O jovem Bebo (Zion Ortiz) e seu irmão mais velho, Charles (Javier Antonio Morales), vivem da pesca, atividade em decadência na ilha. O tráfico de drogas se apresenta como uma alternativa aparentemente fácil de enriquecimento, corroendo os laços familiares e a economia local. Quando uma tragédia obriga Bebo a se esconder, ele carrega na fuga sua namorada burguesa Lola (Fabiola Victoria Brown), e ambos se embrenham pelo interior da ilha.

O roteiro de Kisha Tikina Burgos e dos próprios diretores do filme – Cristian Carretero e Lorraine Jones – acaba, porém, não conseguindo decolar além daquilo que normalmente já foi bastante explorado em outras produções do gênero.

No Festival Tribeca, especializado em cinema independente, “Esta Isla” ganhou os prêmios de Fotografia e Especial do Júri na categoria de Longas Estadunidenses de Ficção.

A programação completa do 35º CineCeará, cuja mostra competitiva se encerra hoje, 25/09, está em cineceara.com

Celso Sabadin cobre o 35o, CineCeará a convite da organização do evento.