“EVENTO DE TV” E O FILME QUE PEITOU REAGAN.

Por Celso Sabadin.

Se você acha que os tempos atuais estão “polarizados demais”, não deixe de ver “Evento de TV”, um dos destaques do Festival É Tudo Verdade.

Realizado pela Austrália, o longa documenta a saga de produção e exibição de “O Dia Seguinte”, telefilme de ficção realizado em 1983 pela rede norte-americana ABC, e que causou enorme polêmica na época. Motivo? Trata-se do primeiro filme que teve a ousadia de mostrar ao grande público qual seriam as verdadeiras consequências de uma guerra atômica em território norte-americano. Naquele momento, segundo dados do próprio documentário, 75% dos estadunidenses acreditavam que realmente haveria um conflito nuclear nos próximos 10 anos. E boa parte desta mesma população apoiava o então presidente Reagan, que pregava a corrida armamentista contra os soviéticos.
O telefilme – que conseguiu uma audiência de 100 milhões de habitantes – sem nenhum proselitismo político, acabou se transformando num manifesto pacifista, o que irritou os adeptos da política truculenta de Reagan. “O Dia Seguinte” foi, inclusive, chamado de “comunista” por parte da imprensa.

Toda esta inacreditável – e ao mesmo tempo deliciosa – história de guerra, paz, intolerância, resistências e ignorâncias é revivida no documentário através de depoimentos dos próprios envolvidos em todo o projeto.

Acompanhe a programação do É Tudo Verdade em http://etudoverdade.com.br/br/home