“FOUCAULT CONTRA ELE MESMO”, UM RESPIRO.
Por Celso Sabadin.
Num momento em que os veículos de exibição audiovisuais são tomados pelo que há de mais raso da cultura popularesca, não deixa de ser animador verificar que a nossa tão combalida mídia ainda consegue abrir espaço para temas – digamos – mais construtivos.
Na próxima quinta-feira, 23/01, às 23 horas, o Canal Curta exibe “Foucault Contra Ele Mesmo”, documentário que busca sintetizar em 52 minutos (não é fácil, não) um pouco da obra e do pensamento do célebre filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984). Um respiro de conteúdo.
E qual seria a importância, hoje, de conhecer Foucault? Seria total. Basta dizer que logo na primeira parte do documentário é feita uma reflexão sobre os parâmetros da insanidade e da loucura, à luz das obras do filósofo. E, particularmente, não me recordo de ter vivido outro período mais insano e mais louco do que este nosso atual.
“Foucault Contra Ele Mesmo” aborda ainda temas como poder, controle social, e a construção dos variados padrões de critérios no desenvolvimento da sociedade.
O documentário também conversa com Geoffroy de Lagasnerie, Arlette Farge, Didier Eribon, Georges Didi-Huberman e Leo Bersani — todos estudiosos da obra foucaultiana — que analisam alguns de seus livros.
Com direção de François Caillat, “Foucault Contra Ele Mesmo” será exibido com exclusividade através do Curta! e do Curta!On, streaming disponível na ClaroTV+ e em Curtaon.com.br
A exibição é nesta quinta, 26 de janeiro, às 23h.

