GRAMADO 2016: “TAMO JUNTO” SATIRIZA A NEGAÇÃO DO AMADURECIMENTO.

Por Celso Sabadin, de Gramado.  

Pode-se dizer que “Tamo Junto” é um jeito brasileiro de fazer humor utilizando as conhecidas estruturas da comédia adolescente norte-americana para satirizar exatamente estas mesmas estruturas. Tudo bem, é uma forma de ver a coisa. Mas o filme é bem mais do que isso. Por trás de brincadeiras com a cultura pop e de dezenas de referências nerds, há um detalhe interessante: os protagonistas Felipe (Leandro Soares) e Paulo (Matheus Souza, também diretor do filme) estão mais para os 30 que para os 20 anos. Ou seja, diferente de filmes como “American Pie”, “Superbad” e seus inúmeros similares, “Tamo Junto” é protagonizado por uma dupla que se coloca anacronicamente no universo que pretende retratar, criando um deslocamento temporal que acerta em cheio ao ironizar este comportamento – tão recorrente nos nossos dias – do não amadurecimento. A insuportável pressão social que nos obriga a ser eternamente jovens, felizes, antenados, plugados e – consequentemente – consumistas ao extremo para satisfazer todas estas falsas necessidades, é estampada no filme através de sua dupla principal, que se adapta à contemporaneidade sem se aperceber do ridículo de sua própria condição, mergulhando assim de cabeça em atos e atitudes que geram o riso, não raro, autorreferencial.

Tudo isso de uma forma ágil e divertida que através de bons diálogos busca um tipo de humor alguns pontos acima do simplismo repetitivo e histriônico que tem predominado na nossa comédia cinematográfica. “Tamo Junto” dialoga muito mais com a sátira cáustica tipo Porta do Fundos que com a caricatura chanchadesca  estilo Globo Filmes.

O diretor Matheus Souza já havia chamado a atenção em seu filme de estreia, “Apenas o Fim”, que realizou em 2008, quando tinha apenas 19 anos de idade, pelo tipo de humor rápido e verbal que foi comparado a Woody Allen.  Dirigiu depois “Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida”, em 2013, foi um dos roteiristas de “Confissões de Adolescente” (2014), e agora em 2016 tirou boas risadas do público do Festival de Gramado, geralmente pouco afeito a demonstrações mais entusiasmadas.

“Tamo Junto” tem previsão de estrear nos cinemas no próximo mês de outubro.

Celso Sabadin viajou a Gramado a convite da organização do evento.