GRÁTIS, SESC TV ESTREIA DOCUMENTÁRIO SOBRE NELSON FÉLIX.

Por Celso Sabadin.

Estreia no SescTV um documentáro sobre o artista plástico Nelson Felix, dirigido por Cristiano Burlan. Quem conhece o trabalho do cineasta já sabe que pode acontecer de tudo no filme… menos o convencional. A começar pelo título: “Nelson Felix – Método Poético para Descontrole de Localidade”. Responsável por obras polêmicas, vigorosas e premiadas, como “Mataram meu Irmão” (2013), “Fome” (2015), “Sinfonia de um Homem Só” (2012), “Amador” (2013) e “Hamlet” (2014), Burlan estruturou o filme sobre Nelson Felix no formato de um road movie.
Enquanto ambos viajam pelo Brasil e pelo mundo, o longa revela as ideias e – principalmente – o processo criativo do artista de Felix, que revela suas concepções de vida, fala da sua relação amorosa com a literatura, da generosidade na arte, de sua compulsão pelo desenho, da violência.

Jogando em diferentes cidades um dado muito especial (onde todas as faces têm o número 6), Félix cria uma complexa relação de espaço e tempo quanto à sua obra em locais pelo mundo e deslocamentos, inspirado no poema de Malarmé – “Um lance de dados jamais abolirá o acaso”, mote para o projeto “Método poético para descontrole da localidade”, iniciado em meados 1984.
Não tente entender. Simplesmente embarque e viaje.

A estreia de “Nelson Felix – Método Poético para Descontrole de Localidade” é nesta sexta, 23/4, às 23h00, gratuito em sesctv.org.br