“INNA DE YARD”, DELICIOSA VIAGEM MUSICAL PELA JAMAICA.

Por Celso Sabadin.

Muito mais que um documentário sobre a música jamaicana, “Inna de Yard” é um belíssimo documentário sobre a própria Jamaica.

Vamos por partes. “Inna de Yard” é o jeitão jamaicano de se falar “in the yard” (no pátio, no quintal), expressão que acabou batizando um coletivo de músicos jamaicanos raiz. A produtora francesa Borsalino e o diretor britânico Peter Webber (o mesmo de “A Moça com o Brinco de Pérola”, não confundir com vários outros homônimos) decidiram então realizar um documentário sobre estes músicos, a partir de um show por eles realizado em Paris.

Assim nasceu “Inna de Yard: the Soul of Jamaica”. E o resultado é delicioso. Além de retratar cada um dos músicos em seus encantadores habitats naturais jamaicanos, além de – obviamente – abrir espaço para vários momentos musicais editados sem pressa – o filme ainda traz um panorama histórico-social do país, com registros de Ska Soul e Rock Steasy, que seriam os antepassados do Reggea.

Afinal, como diz um dos estrevistados, “Tem países que têm ouro, tem países que têm petróleo. E a Jamaica tem o Reggea”.