INSTIGANTE “A PONTE DE BAMBU” CHEGA ÀS PLATAFORMAS.

Com direção de Marcelo Machado, “A Ponte de Bambu” documenta a trajetória de um casal que em 1958 deixa Jundiaí, no interior paulista, para construir uma vida radicalmente diferente em Pequim (ou Beijing, como preferem alguns). Entre idas e vindas, prisões realizadas pela ditadura militar brasileira, e várias convulsões políticas, o casal Martins (mais as duas filhas nascidas na China) se transformaram em testemunhas oculares e sensórias da história, participando ativamente de importantes momentos do século 20, como a Revolução Cultural de Mao Tse Tung e o Massacre da Praça Vermelha. Jayme Martins, inclusive, atuou vários anos como correspondente do Grupo Estado.

Com vasto material iconográfico colecionado durante décadas, aliado a transparentes e emotivos depoimentos pessoais, “Ponte de Bambu” narra com eficiência esta saga familiar única que mistura reflexões políticas a desdobramentos dignos de grandes aventuras de ficção. Destaque para uma das cenas finais (não é spoiler), quando os Martins – agora de volta ao Brasil – são questionados se regressariam hoje para a China, e todos, mais que depressa, se mostram animadíssimos com a ideia de abandonar este arremedo de país que nos tornamos após a tomada de posse do atual governo.

“A Ponte de Bambu” chega às plataformas digitais da Vivo Play, Net NOW e Oi Play no dia 11 deste mês, distribuído pela Elo Company,