INSTIGANTE E PREMIADO “NEZOUH” TEM SESSÕES GRATUITAS HOJE E DOMINGO.

Por Celso Sabadin.

Que tal aproveitar o feriadão de páscoa e curtir a ótima Mostra do Cinema Árabe Feminino, que se encerra este final de semana, no CCBB-RJ?

E o que tem a ver a páscoa católica com a cultura árabe? Nada. Da mesma forma que nada tem a ver essa mania que inventaram de encontrar “gancho” para publicar matérias jornalísticas.

O que vale mesmo saber é que ainda dá tempo de ver, na Mostra Árabe, o ótimo “Nezouh”, vencedor do prêmio do público na Mostra Horizontes no Festival de Veneza 2022. Ele será exibido nesta sexta, 09/04, com direito a bate papo com a roteirista e diretora Soudade Kaadano, e também no domingo (no final do texto tem todas as informações).

Misturando com muita habilidade climas de drama de guerra, fantasia e romance, “Nezouh” mostra a história de uma pequena família – pai, mãe e filha adolescente – que se encontra cada vez mais isolada na cidade síria de Damasco, sitiada por pesados bombardeios.

São três personalidades distintas – porém profundamente interligadas por laços afetivos – que se manifestam de diferentes formas diante da inexorável destruição. O pai, Mutaz, opta pela fuga através da negação, ingenuamente tentando consertar paredes destroçadas por bombas com panos e fita crepe. A mãe, Haia, busca manter uma mínima razoabilidade em meio ao caos, e acredita que a única saída possível é deixar a cidade. Enquanto isso, bem no teto do quarto de Zeina, a filha, abre-se um grande buraco que – paradoxalmente – pode levar à menina seus primeiros ares de liberdade e de novas possibilidades.

Coproduzido por Reino Unido, Síria, França e Catar, “Nezouh” foge dos estereótipos dos filmes sobre o tema, colocando diante do espectador toda a irracionalidade das guerras. Despropósitos tão acentuados que chegam a flertar com o tragicômico.
Anote as informações:

Exibições hoje, 07 de abril, às 18 horas (com a roteirista e diretora Soudade Kaadan), e domingo, 09/04, às 14 horas.
Classificação indicativa: 14 anos.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro / RJ
Entrada gratuita
Ingressos: Disponíveis na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura, a partir das 9h do dia da sessão.