INVENTIVIDADE E ALTA DENSIDADE EMOTIVA MARCAM “SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE”

Por Celso Sabadin.

O sempre difícil tema da perda é enfocado com fantasia e extrema sensibilidade no altamente emotivo “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”, coprodução internacional realizada entre Estados Unidos, Espanha, Inglaterra e Canadá. A ideia original foi da escritora inglesa Siobhan Dowde, que começou a escrever o livro “A Monster Calls”, mas faleceu prematuramente de câncer, aos 47 anos. A obra foi então  finalizada por Patrick Ness, que também assina o roteiro do longa.

“Sete Minutos Depois da Meia-Noite”, não por acaso, fala de Izzy (Felicity Jones), um mulher que luta contra um câncer terminal. O protagonista mesmo, porém, é seu filho Conor (Lewis McDougall), de 12 anos, que se vê obrigado a amadurecer precocemente diante da doença da mãe, da ausência do pai, e de uma suposta rigidez excessiva da avó (Sigourney Weaver). Pressionado por todos os lados, o desespero do garoto explode sob a forma de fantasia, mais precisamente de um monstro imaginário que lhe conta histórias aparentemente terríveis, sem finais felizes, mas que servirão para ajudá-lo na superação de suas imensas barreiras. Talvez o monstro não seja tão monstruosos assim… nem tão imaginário.

“Sete Minutos Depois da Meia Noite” chama a atenção por dois importantes motivos. O primeiro, um apuro técnico e visual que já nos acostumamos a esperar e a admirar neste tipo de produção destinada ao grande público. E o segundo, um roteiro sem soluções fáceis, muito menos maniqueístas, que não costumamos ver neste tipo de produção destinada ao grande público. Surpreendente, o filme encanta públicos de todas as idades, faz pensar, emociona, e evita com muito talento os desgastados caminhos já trilhados por outros cineastas.

Com direção do catalão Juan Antonio Bayona, o mesmo de “Impossível”, grande presença de técnicos e talentos espanhóis, mas falado em inglês (afinal, um filme de orçamento estimado em mais de US$ 40 milhões necessita do mercado mundial), “Sete Minutos Depois da Meia Noite” já conquistou mais de 50 indicações nos mais variados festivais e premiações pelo mundo. Sua estreia no Brasil é nesta quinta, 5 de janeiro.