ITAMAR ASSUMPÇÃO, VANGUARDA E ORQUÍDEAS.

Por Celso Sabadin.

Não é um documentário recente: “Daquele Instante em Diante” foi produzido em 2011. Mas nestes tempos de renascimento cultural do país, como é bom reciclar olhos e ouvidos tomando contato com grandes artistas!

Dirigido por Rogério Velloso, “Daquele Instante em Diante” registra a incrível trajetória de Itamar Assumpção, cantor e compositor da chamada vanguarda paulistana dos anos 80, e que faleceu em 2003 sem ter recebido o devido reconhecimento por parte do mercado musical. Aliás, como quase sempre acontece com os vanguardistas.

O longa traz uma exuberante profusão de depoimentos e imagens de arquivo, contextualizando com precisão e solidez aquele instante muito particular da cena musical de São Paulo, na qual despontaram Grupo Rumo, Premeditando o Breque, Língua de Trapo (este, infelizmente, não é citado), e Arrigo Barnabé. Itamar, porém, era o único negro do movimento. E provavelmente o mais radical, no melhor sentido que a palavra tem.

Sua dificuldade em encontrar o tão sonhado “sucesso” esbarrava – como coloca o filme – em sua intransigência (também no bom sentido da palavra) em fazer concessões comerciais. Sua arte não estava a serviço do mercado, até mesmo quando premiada por um festival de música da Globo.

O longa mostra um artista irascível, exigente, de extrema capacidade criativa, profundo conhecedor empírico das mais diversas tendências musicais… além de criador de orquídeas e telespectador assíduo do antigo programa vespertino feminino “Mulheres em Desfile”.  Vanguarda pouca é bobagem.

Só a cena de Itamar, indignado, perguntando até quando a música brasileira iria viver apenas de Caetano e Gil já vale o filme.

“Daquele instante em Diante” será exibido no Canal curta, nos seguintes dias e horários: 24 de abril, segunda-feira, às 22h00, 25 de abril, terça-feira, às 02h e às 16h; 26 de abril, quarta-feira, às 10h; 29 de abril, sábado, às 22h; 30 de abril, domingo, às 15h10.

O canal Curta pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.