“KOBRA AUTO RETRATO” CHEGA ÀS PLATAFORMAS.

Por Celso Sabadin.

Você pode até não saber quem é Eduardo Kobra, mas certamente já viu uma de suas obras espalhadas por aí. Afinal, são mais de 3.000 murais pintados em aproximadamente 35 países e em diversas cidades e estados brasileiros.

O registro documental cinematográfico sobre a vida e a obra deste artista estreia esta semana (17/11) pelas mãos de outra grande artista: a cineasta Lina Chamie, roteirista e diretora do longa “Kobra Auto Retrato”. A química entre o cinebiografado e a cinebiógrafa ficou ótima!

“Kobra Auto Retrato” cumpre com muita qualidade a difícil tarefa de conciliar as informações que se esperam de uma eficiente documentação audiovisual com a necessária criatividade narrativa que a linguagem cinematográfica também exige.

Para tal, a diretora/roteirista propõe – no mínimo – três viagens narrativas empreendidas pelo biografado: uma de bicicleta, que revisita suas obras; outra de montanha russa, referência a marcantes episódios de sua vida; e o clássico depoimento pessoal, sempre muito lúcido e corajoso.

São tantos os caminhos percorridos que o roteiro opta – sabiamente, por sinal – a não captar depoimentos que não sejam os do próprio Kobra.

O resultado é um documentário que realmente documenta (parece apenas um jogo de palavras, mas muitos não o fazem) e que não cai na armadilha do “googlomentário”, ou seja, o documentário cinematograficamente frio que nada traz além daquilo que já está na internet.

De Lina Chamie – que nos brindou com preciosidades como Santos 100 Anos de Futebol Arte” (2012) e “São Silvestre” (2013), entre outros, não se esperava mesmo outra coisa a não ser muita criatividade e qualidade.

Selecionado para 13º Festival de Documentários de Nova York, “Kobra Auto Retrato”, por enquanto, está disponível na plataforma www.reservaimovision.com.br