LANÇADO EM DVD, “MARUJO INTRÉPIDO” MOSTRA VICTOR FLEMING ANTES DE “…E O VENTO LEVOU”.

Uma das coisas que aprendi com meu pai é que, na era pré-televisão, as pessoas iam ao cinema para ver coisas que não tinham a oportunidade de ver no dia-a-dia. Países distantes, costumes diferentes, caçadas heroicas, etc eram imagens “raras” numa época em que nossas retinas não eram bombardeadas com tanta informação. Talvez seja um pouco difícil captar este conceito nos dias de hoje, onde a oferta de imagens chega a ser estressante, mas é desejável pensar nisso ao assistir “Marujo Intrépido” (Captains Courageous). Imagino como devem ter sido impactantes, no distante 1937, as belíssimas cenas de pescaria em alto mar que o filme oferece. São imagens até hoje de grande beleza plástica e de fortes emoções, fotografadas num belíssimo preto e branco.

Além disso, o filme apresenta um roteiro envolvente e emotivo, ao mostrar como Harvey (Freddie Bartholomew), um mimado e solitário garoto nova-iorquino, aprende as coisas da vida quando inicia uma improvável e compulsória amizade com Manuel (Spencer Tracy), um pescador português. A história é baseada no livro do indiano Rudyard Kipling, o mesmo autor de “Mowgli”. Repare também nos gigantescos planos sem cortes, onde os atores tinham que dar o máximo de si, sem errar, e sem o apoio da montagem frenética dos dias atuais.

Dirigido por Victor Fleming (que dois anos depois dirigiria nada menos que “O Mágico de Oz” e “…E o Vento Levou”), o filme foi indicado aos Oscar de Montagem, Roteiro Adaptado e Filme, e acabou dando mais uma estatueta de Melhor Ator para Spencer Tracy.
A distribuidora Colecione Clássicos, ainda lutando contra os graves problemas de legenda que assolaram seus lançamentos anteriores, desta vez optou por uma legenda em Português de Portugal. Por mais que o personagem principal seja de fato português, ficou estranho.