LANÇADO EM DVD O MELHOR FILME RUIM DA HISTÓRIA.

Por Celso Sabadin.

Gosto muito de uma frase – cujo autor desconheço – que diz: “Quem só gosta de filme bom não gosta de cinema”. Assim, nada melhor que ver (ou rever) em DVD o lançamento “Plano 9 do Espaço Sideral”, considerado o melhor filme ruim da história do cinema. Evidente que não é: o que tem de filme ruim por aí é uma grandeza, e “Plano 9…”consegue pelo menos divertir. Embora este nunca tenha sido seu objetivo.

A direção, o roteiro, o argumento e a produção são de Edward D. Wood, um cineasta pra lá de esquisito que fez filmes ainda mais esquisitos nos anos 50 e 60, e que ficou mundialmente conhecido principalmente depois que Tim Burton retratou sua vida e sua carreira no filme “Ed Wood”, de 1994.

Filmado em 1956, mas lançado somente três anos depois (o diretor não tinha verba para finalizá-lo),  “Plano 9 do Espaço Sideral” mistura terror com ficção científica ao contar a história de seres alienígenas que ressuscitam cadáveres para manipulá-los em sua missão de conquistar a Terra. Pelo menos é o que parece.

O filme é um hilariante pastiche. O piloto de avião que primeiro vê o disco voador mora exatamente ao lado do cemitério onde são enterrados os mortos que os alienígenas ressuscitarão. E a esposa do piloto, em caso de fuga, precisa correr justamente por entre os túmulos. Filmagens noturnas e diurnas se alternam sem a menor cerimônia (muito menos continuidade). As cenas com o ator Bela Lugosi (o famoso Drácula de 1931) são reaproveitadas de outros filmes do diretor (Lugosi inclusive já havia morrido quando começaram as filmagens), e um dublê cobrindo o rosto é utilizado nas cenas “adicionais”. As interpretações são risíveis, e tudo é de uma primariedade toda prova. Em seu link “goofs” (erros, mancadas), o site Imdb lista nada menos que 86 itens.

Resultado: diversão garantida ou seu morto-vivo de volta. E para quem acreditava que o filme não poderia ficar pior, uma informação: ele foi colorizado em 2006. E obviamente piorou.

Verdadeiro cult símbolo de uma era, “Plano 9 do Espaço Sideral” faz parte da caixa de DVDs ”Invasão Sci-Fi – Extraterrestres”, lançada pela Obras Primas.