“MELVIN VAN PEEBLES: O NASCIMENTO DE UM HERÓI NEGRO” ESTREIA NO CANAL CURTA.

Por Celso Sabadin.

Importante, necessário e fundamental. Assim pode ser adjetivado o documentário “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro”, que estreia nesta quarta-feira, 17/05, no Canal Curta. O cinéfilo mais atento provavelmente já ouvir falar de Mario van Peebles, diretor de filmes marcantes sobre a participação do negro na sociedade, como “New Jack City: a Gang Brutal” e “Panteras Negras”, entre outros, além de vários episódios para seriados de TV. Pois bem: o Melvin é pai do Mario.

Melvin Van Peebles foi um dos primeiros cineastas negros – o primeiro de gerações mais recentes – a não se conformar com o fato do negro não ser representado dignamente no cinema norte-americano. Conforme o próprio documentário registra, atores como Sidney Poitier, por exemplo, seriam apenas uma espécie de “cortina de fumaça” para tentar ludibriar a opinião pública. Ou seja, ao retratar o negro arrumadinho, de cabelinho curto, paletó e gravata (arquétipo representado geralmente por Poitier), o cinema estadunidense pregava o negro “aceito” pelo branco, geralmente subserviente a ele. Van Peebles não conseguia engolir tal conceito. Assim, foi a luta, contra tudo e contra todos. Em sua missão de representar a comunidade afro-americana como ela realmente é, através do cinema. Não é difícil de imaginar a dificuldade de tamanha empreitada, numa Hollywood branca e preconceituosa.

Em pouco menos de uma hora, “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro” narra esta saga desde os primeiros esforços de seu autor, até o bombástico lançamento do longa “Sweet Sweetback´s Baadassss Song”, de 1971, marco histórico da luta racial cinematográfica não apenas nos EUA, como no mundo.

E mais: o filme também aborda o surgimento, ascensão e rápida queda do chamado “Blaxpoitation”, gênero que explodiu vigorosamente nos anos 1970.

Dirigido por Catherine Bernstein e Martine Delumeau, “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro” é recheado de depoimentos de quem viveu a época e impagáveis imagens de bastidores das inacreditáveis produções de Van Peebles. A estreia é nesta quarta, 17 de maio, às 23h, com reprises nas seguintes datas: 18 de maio, quinta-feira, às 03h e às 17h; 19 de maio, sexta-feira, às 11h; 20 de maio, sábado, às 16h30; 21 de maio, domingo, às 23h. O canal Curta!, linear, pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.