“MÉNAGE”, O GRANDE E ININTERRUPTO COITO BRASILEIRO.

Por Celso Sabadin.

Num luxuoso quarto de motel, Ariel (Vinícius Ferreira), Roberto (Francisco Gaspar) e Veiga (Lino Camilo) são três políticos corruptos que, em companhia de uma garota de programa, comemoram mais uma negociata bem sucedida. Enquanto eles bebem, cheiram e assistem ao futebol na televisão, a garota é fatalmente vitimada por uma overdose. Pânico? Nem tanto. Bem relacionados ao que há de pior no submundo da política e do crime, basta ao desprezível trio fazer os telefonemas certos às pessoas certas, que tudo poderá ser rapidamente resolvido. Ou não.

A partir desta recorrente tragédia urbana, “Ménage” se desenvolve subvertendo a linha do tempo para montar um mosaico das barbaridades contemporâneas (e ao mesmo tempo históricas) que corroem o Brasil. Os mais diversos tipos de crimes cometidos por parte da classe política – de desvio de recursos a assassinatos – desfilam pela tela em montagem  vibrante. As ótimas interpretações do elenco principal favorecem a verossimilhança do ágil roteiro de Lucca Bertollini, Ana Souto e Luan Cardoso, este também diretor do longa.

“Ménage” foi filmado em 2017 e finalizado em 2019, mas parece mais atual que nunca, principalmente após o crescimento da ignorância, do machismo, da corrupção e dos preconceitos que passaram a dominar com mais intensidade o executivo e o legislativo brasileiros, após as eleições de 2018.

Independente e corrosivo, o filme coleciona até o momento mais de 20 prêmios em festivais nacionais e internacionais, incluindo: 5º Rio Fantastik (Melhor filme, Melhor diretor, Melhor ator para Vinícius Ferreira, Menção Honrosa); 2º Lisbon CineFest (Melhor Filme de Baixo Orçamento); Athens International Monthly Art Film (Melhor roteiro original);  VOFF “Vonline Film Fest” (Melhor filme) e London International Monthly Film Fest (Menção Honrosa), entre vários outro.

Uma estreia mais que promissora do jovem (26 anos) diretor Luan Cardoso. Nos cinemas a partir de 17 de março.