MOSTRA SP: A ALMA FLUIDA DE “MULHER OCEANO”.

Por Celso Sabadin.

Djin Sganzerla estreia na direção com a vantagem de ter o cinema indelevelmente marcado em seu DNA. Filha de Helena Ignez e Rogério Sganzerla, Djin não apenas assina a direção de “Mulher Oceano”, como também corroteiriza o filme (com Vana Medeiros) e interpreta os dois papeis principais: Hannah e Ana.  A primeira, escritora, vive uma crise matrimonial e acaba de se mudar para Tóquio. A segunda, apaixonada pelo mar e pelo Rio de Janeiro, recebe uma proposta tentadora para um emprego em uma cidade que não tem praia. Ambas são unidas por suas paixões pela água. Ambas são separadas por um oceano.

Escrito, dirigido, montado e produzido por mulheres, o longa carrega uma bem-vinda e inevitável alma feminina que se sintoniza profundamente com o elemento água que o permeia poeticamente da primeira à última cena. Dores, dúvidas, vivências e – principalmente – desafios de proporções oceânicas compõem e descompõem as vidas destas duas protagonistas que lutam para encontrar seus espaços de sensibilidade poética neste planeta fluido erroneamente batizado de Terra.

Atriz premiada e que trabalhou com diretores renomados, como Carlos Reichenbach (“Falsa Loura”), Helena Ignez (“A Moça do Calendário”), Júlio Bressane (“Capitu e o Capítulo”, em finalização, e “São Jerônimo”) e Rogério Sganzerla (“O Signo do Caos”), Djin Sganzerla afirma: “Amo o cinema profundamente, já o amava estando em frente às câmeras, agora o amor aumentou estando também do outro lado, como realizadora, pensando o todo, em todos os detalhes da criação, da sua gênese até a cópia final. Também foi um dos processos mais intensos que já vivi, mas absolutamente viciante”.

“Mulher Oceano” fez sua estreia mundial no Festival de Cinema de Providence, Rhode Island (EUA), e foi exibido no Porto Femme International Film Festival (Portugal). Chega agora à Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, na qual os títulos serão exibidos em três plataformas (a Mostra Play, o Sesc Digital e a Spcine Play) e em dois cinemas ao ar livre na cidade de São Paulo: o Belas Artes Drive-In e o CineSesc Drive-in.

A programação completa da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está em https://44.mostra.org, que acontece entre 22 de outubro e 4 de novembro.