MOSTRA SP: A DENSIDADE EXPRESSIONISTA DE “MATE-O E DEIXE ESTA CIDADE”.

Por Celso Sabadin.

Uma mãe triste à espera do marido e do filho que foram passar o dia na praia. Um cineasta melancólico que recorda sua própria infância, após a morte de sua mãe. Estas duas narrativas, desenvolvidas sem travas espaço-temporais, têm como ponto de intereseção a grandiosidade dos mistérios do mar.  Outros perturbadores devaneios povoarão o pensamento deste amargurado protagonista no intenso “Mate-o e Deixe Esta Cidade”, longa de estreia do diretor e animador polonês Mariusz Wilczynski. O filme se desenvolve naquele registro profundamente pessimista, gótico e expressionista que fez escola e marcou toda uma geração de animadores do leste europeu, principalmente a partir dos anos 1960.

Invernos escuros, misteriosas neblinas, pesadelos e reflexões das mais melancólicas marcam o clima ao mesmo tempo denso e hipnótico desta desconcertante produção polonesa vencedora do Prêmio Especial do Júri nos festivais de Annecy e Ottawa.

“Mate-o e Deixe Esta Cidade” tem exibição na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que segue até 4 de novembro em edição online. Os títulos serão exibidos em três plataformas (a Mostra Play, o Sesc Digital e a Spcine Play) e em dois cinemas ao ar livre na cidade de São Paulo: o Belas Artes Drive-In e o CineSesc Drive-in. A programação completa da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está em https://44.mostra.org