MOSTRA SP: CLIMA DE MISTÉRIO SUSTENTA “O LODO”.

Por Celso Sabadin.

Manfredo (Eduardo Moreira) parece estar com depressão. E não por acaso: solitário, conservador, de meia idade, e funcionário de uma desinteressante companhia de seguros, Manfredo não cultiva grandes motivos para tentar fazer de sua vida algo mais emocionante. Até o dia em que – por engano – consulta-se com o psiquiatra Dr. Pink (Renato Parara), pensando ter marcado um horário com um clínico geral. E sua vida muda. Para pior: Pink passa a perseguir Manfredo obsessivamente, disposto a tudo para obrigar seu paciente a prosseguir com o tratamento. Estão instalados o horror e o improvável.

Livremente inspirado no conto homônimo do escritor, político, jornalista (e ex-mágico) mineiro Murilo Rubião, “O Lodo” busca um clima de fantasia enigmática dissociada do registro realista. O mistério da obsessão do psiquiatra, aliado às inconfessáveis culpas do protagonista, conseguem traçar uma linha narrativa sedutora o suficiente para prender a atenção do espectador até a resolução final da trama, mesmo percebendo-se de antemão que “O Lodo” não será o tipo de filme preocupado em resolver todas as situações ou amarrar todas as pontas. Ainda bem.

“Há uma contradição entre a coerência da narrativa e a incoerência dos acontecimentos. É um filme fantástico, mas com uma linguagem realista e universal. Apesar de absurdo, tudo está em seu lugar, mas por trás dessa normalidade aparente, emerge o fantástico e nos desconcerta”, explica o diretor Helvécio Ratton, também corroteirista do filme, ao lado de L.G. Bayão.

“O Lodo” é o nono longa dirigido por Ratton, de “A Dança dos Bonecos”, “Amor & Cia”, “O Menino Maluquinho” e “O Mineiro e o Queijo”, entre outros. O filme tem exibição na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que começa nesta quinta-feira (22/10) em edição online. Os títulos serão exibidos em três plataformas (a Mostra Play, o Sesc Digital e a Spcine Play) e em dois cinemas ao ar livre na cidade de São Paulo: o Belas Artes Drive-In e o CineSesc Drive-in. A programação completa da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está em https://44.mostra.org