“NO OUTRO ENCONTRO VOCÊ”, O BRASIL QUE NÃO DÁ CERTO.

Por Celso Sabadin.

São quatro protagonistas, todos na faixa dos 30 anos, classe alta, cada qual com suas aspirações e aflições comprometidas por erros do passado: Rodrigo (Geraldo Rodrigues), Michele (Julia Ianina), Marcelo (Bruno Autran) e Bia, interpretada por Carol Tilkian, também corroteirista do filme, ao lado de Marcus Aurelius Pimenta e do próprio diretor. Todos os quatro com dificuldades em tocar suas próprias vidas num país em crise econômica (sim, o nosso), mas que têm lastros financeiros familiares que certamente lhes proporcionam noites tranquilas em seus confortáveis travesseiros.

Não por acaso, os quatro se reúnem para o réveillon em uma belíssima e luxuosa propriedade à beira de um lago que, também não por acaso, está à venda. De uma maneira ou de outra, todos por ali estão à venda.

No cinema, quatro jovens isolados em um casarão é um pressuposto que sempre remete a filmes de terror. Não é exatamente o caso de “No Outro Encontro Você”, estreia no longa ficcional do diretor paulista André Bushatsky, o mesmo do documentário “Brasileiríssima”: o longa segue a trilha do drama, das decepções particulares de um grupo que acabam refletindo a desilusão coletiva de todo um país.

Os mais críticos podem dizer que se trata de um filme “White People Problems”, expressão sarcástica/pejorativa sobre “problemas de gente branca”. Não deixa de ser verdade, mas também é verdade que a crítica de cinema deve analisar uma obra pelo que ela é, e não pelo que gostaríamos que ela fosse.

Neste sentido, “No Outro Encontro Você” traz qualidades. O quarteto de atores se mostra bem equalizado e entrega intepretações verossímeis e empáticas na difícil tarefa de conduzir um roteiro no qual todos e todas seguram papeis de igual importância. O ritmo dos acontecimentos tem fluidez e aproveita com competência as diversas possibilidades da locação única que transforma a propriedade à venda numa espécie de quinta personagem. Salpicam-se aqui e ali algumas críticas perspicazes, como o rapaz endividado que compra um vistoso carro-ostentação, mas não tem como pagar o seguro, ou o jovem prepotente que reclama da sociedade, mas não hesita em furtar algumas garrafas de vodka.

A proximidade de um novo ano se apresenta como uma nova possibilidade de recomeço para todos. Ou apenas como um número no calendário que em nada mudará a vida de ninguém.

Com trilha musical de André Abujamra, “No Outro Encontro Você” estreou nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, em cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro.