NOVO “DIÁRIO DE UM BANANA” VISITA “FÉRIAS FRUSTRADAS”.

Por Celso Sabadin.

Depois de “Diário de um Banana” (2010), “Diário de um Banana 2: Rodrick é o Cara” (2011) e “Diário de um Banana 3: Dias de Cão” (2012), a franquia baseada nos famosos livros infanto- juvenis de Jeff Kinney ganha a sua quarta adaptação para o cinema: “Diário de um Banana: Caindo na Estrada”. O elenco mudou – seria impossível manter os mesmos intérpretes, sete anos depois do primeiro filme – mas o astral continua igual. Mesmo porque o próprio autor dos livros e criador dos personagens é um dos roteiristas, o que faz toda a diferença – para melhor – no resultado final.

A história desta vez é uma mistura de Diário de um Banana com Férias Frustradas. A família Heffley cai na estrada com o objetivo de cruzar o país para comemorar o aniversário da bisavó. Avião? Nem pensar: uma tranquila e saudável viagem de carro seria o ideal para unir a família. Obviamente, tudo dá errado.

Com um humor tipicamente sessão da tarde, “Diário de um Banana: Caindo na Estrada” segue pelos caminhos seguros das piadas e situações cômicas já bastante utilizadas em outras comédias do mesmo estilo, tomando apenas o necessário cuidado de atualizar as questões típicas do eterno conflito geracional entre pais e filhos, colocando na roda celulares, tecnologia, youtubers, feiras de celebridades, e toda a parafernália digital que comanda atualmente o mundo dos mais jovens, enlouquecendo os mais antigos.

 

Se não surpreende, o filme pelo menos não aborrece, e até diverte, se o espectador baixar um pouco seu nível de expectativa. Famílias com filhos adolescente tendem a se divertir mais, na medida em que as situações exploradas pelo roteiro são amplamente identificáveis.  Infelizmente há, sim, as inevitáveis (para o humor comercial norte-americano) piadas movidas à escatologia, mas pelos menos o banheiro serve aqui não apenas de cenário para situações de gosto duvidoso, mas também para uma breve paródia de “Psicose”. Guardadas as devidas proporções, óbvio!

 

Com uma boa química rolando no novo elenco, o filme é indicado para um despretensioso programa de família durante as férias…  não tivessem elas terminado há poucas semanas…