NOVO FILME DE ANTHONY MINGHELLA É DENSO, MADURO E INTELIGENTE

O filme escrito e dirigido por Anthony Minghella (o mesmo de “O Paciente Inglês”) nos mostra um moderno escritório de arquitetura situado num bairro da periferia de Londres, com a intenção de mudar o visual desta parte feia da cidade. Mas Will (Jude Law) e seu sócio são surpreendidos por assaltos ao empreendimento num período curto de tempo, fazendo com que Will resolva vigiar seus negócios. E é durante estas vigílias que ele faz amizade com uma prostituta, pára para pensar na sua vida e seus relacionamentos com a mulher e filha autista e a sensação de estar no meio de tanta gente e se sentir tão só.
Mas sua vida muda quando, no meio da noite, ele vê um garoto tentando assaltar seu escritório novamente, e passa a cercar a vida dele na tentativa de reaver seus pertences. Porém, é o próprio Will quem acaba sendo supreendido com os sentimentos que o cercam após conhecer Amira ( Juliette Binoche), a mãe do menino, que o faz relembrar o que é amar, virando sua vida de cabeça para baixo. Will fica numa situação onde não sabe se resgata seu casamento com Liv (Robin Wright Penn), se mergulha nesta paixão ou se denuncia Miro, o garoto, pelo roubo de suas coisas.
“Invasão de Domicílio” é um filme adulto, muito denso e inteligente, e sem grandes eventos, que nos deixa ansiosos no decorrer da trama, e com uma questão na cabeça: de que invasão estamos falando mesmo? Da Inglaterra multifacetada habitada por muçulmanos, asiáticos, africanos e suecos, dos ricos que entram no mundo dos pobres e vice-versa, ou das pessoas que passam por nossas vidas, escritório e mudam nossos destinos? Veja e reflita.