NOVO “HALLOWEEN” ESTREIA APAVORANDO COM US$ 77,5 MI.

por Wanda de Andrade.

Este ano, a festa de Halloween chegou mais cedo.

Depois de alguns anos longe das telas, a franquia Halloween voltou com a mesma força que o próprio Michael Myers, graças à boa recepção por parte da crítica (80% no Rotten Tomatoes), à nostalgia da audiência mais velha pela série iniciada em 1978, e, naturalmente à curiosidade sobre a volta da Laurie Strode original, Jamie Lee Curtis, agora com mais de 60 anos. Além de uma agressiva campanha de marketing promovendo o filme como um evento que não se pode deixar de assistir.

Embora não conseguisse superar a bilheteria de Vernom (US$ 80,2 milhões), que estreou na semana passada, Halloween quebrou uma série de recordes e foi a maior estreia da franquia. Já na primeira semana ultrapassou a bilheteria final de todos os filmes da série (sem ajustar pela inflação) e foi a melhor estreia de todos os tempos de um filme de terror lançado na época de halloween. O recorde anterior era de Atividade Paranormal 3, que faturou US$ 52,6 milhões em 2011, comparados com os US$ 77,5 milhões faturados porHalloween no fim de semana.

Umas das razões do sucesso do novo Halloween, foi a decisão do diretor David Gordon Green de manter o diretor original, John Carpenter, como produtor e consultor criativo, e de chamar, além de Jamie Lee Curtis, Nick Castle para repetir seu papel como a ameaça mascarada Michael Myers.

Com um custo de apenas US$ 10 milhões, Halloween agradou também ao público, que deu nota B+ na pesquisa

CinemaScore, uma ótima nota para um filme de terror.

 

Mantendo a segunda posição pelo terceiro fim de semana consecutivo, – e ultrapassando Vernon pela primeira vez, Nasce uma Estrela, faturou US$ 19,3 milhões no 3º fim de semana, com uma queda de somente 32 %, totalizando US$ 126,3 milhões em 17 dias. Graças a um excelente boca a boca e ao crescente buchicho em torno do Oscar, o filme estrelado por Lady Gaga e Bradley Cooper ultrapassou a bilheteria de Vernon todos os dias do fim de semana, e parece continuar mantendo a atração pelo drama musical.

 

Na terceira posição, Venom faturou US$ 18,1 milhões, com uma queda de 48 %, totalizando US$ 171,1 milhões em 17 dias. Com a bilheteria deste fim de semana, o filme com o novo super-herói Tom Hardy, se tornou o maior lançamento da Sony em 2018, ultrapassando os US$ 167 milhões arrecadados por Hotel Transylvania 3: Férias Monstruosas.

Com um custo de US$ 100 milhões, a produção junto com a Marvel deverá chegar aos US$ 225 milhões em casa, podendo atingir mais de US$ 600 milhões no mundo todo (ainda não estreou na China e no Japão).

 

Depois de estrear com US$ 16 milhões na semana passada, O Primeiro Homem caiu 46%, faturando US$ 8,5 milhões no segundo fim de semana, totalizando sofríveis US$ 30 milhões em 10 dias. Embora tenha recebido ótimas críticas, (89% no Rotten Tomatoes), o filme sobre o astronauta Neil Armstrong não caiu no gosto dos espectadores. Provavelmente tem a ver com a controvérsia em torno da decisão do diretor Damien Chazelle de não mostrar Armstrong e Buzz Buzz Aldrin fincando a bandeira dos Estados Unidos na lua, decisão que foi muito criticada pelos conservadores, incluindo o presidente Trump.

 

Goosebumps 2: Halloween Assombrado, caiu 38 % depois de faturar US$ 9,7 milhões, totalizando US$ 28,8 milhões em 10 dias. O novo Goosebump está 35% atrás do primeiro filme à mesma altura, embora valha a pena lembrar que o Goosebumps 2 custou US$ 35 milhões, enquanto o filme original custou US$ 58 milhões. Felizmente Goosebumps 2 não vai enfrentar nenhuma concorrência pelo público infantil até o fim de semana de 2 de novembro quando estreará O Quebra Nozes e os Quatro Reinos.

 

Depois de duas semanas em circuito limitado, O Ódio que você Semeia, da Fox Searchlight, abriu para 2.303 salas e faturou US$ 7,5 milhões, totalizando US$ 10,6 milhões, ficando na sexta-posição. Teve ótimas críticas (96% no Rotten Tomatoes) enquanto o público deu nota A+ Cinemascore, o que sugere uma longa vida, necessária para cobrir um custo de US$ 23 milhões.

 

A sétima e a oitava posição, ficaram com Pé Pequeno e Operação Supletivo: Agora Vai respectivamente.                                                                                                                                                                                                                                                                                                A comédia animada da Warner Bros. faturou US$ 6,6 milhões, totalizando US$ 66,4 milhões e Operação Supletivo faturou US$ 5 milhões, totalizando US$ 66,9 milhões.

 

Maus Momentos no Hotel El Royale perdeu 53 % da bilheteria, faturou US$ 3,3 milhões, o que lhe valeu a nona posição. Com uma queda deste porte na 2ª semana vai ter dificuldades de cobrir os custos de US$ 32 milhões sem a ajuda do home vídeo.

 

Fechando a lista das Top 10, The Old Man & The Gun abriu para 802 salas, faturando US$ 2,05 milhões ao fim de três semanas, totalizando US$ 4,2 milhões até agora.

 

Ficando fora das 10 mais, The Sisters Brothers, da Annapurna, abriu para 1.141 salas e faturou US$ 742.014 com a fraca média por sala de US$ 605, totalizando US$ 1,97 milhões. O filme estrelado por Joaquin Phoenix e John C. Reilly subiu da 19ª para a13ª posição.

 

Enquanto isso, as bilheterias 2018 continuam em alta.

 

A receita das bilheterias entre 1 de janeiro e 21 de outubro atingiu a soma de US$ 9,5 bilhões, 11% acima de 2017 à mesma altura, que chegou a US$ 11 bilhões e 6% acima de 2016 quando faturou o recorde de US$ 11,4 bilhões. Graças a Halloween, no fim de semana as bilheterias somaram US$ 164.108.325, 72% acima do mesmo fim de semana do ano passado.

 

No próximo fim de semana estreiam: o thriller de ação Hunter Killer em 2.660 salas e Indivisible em 830 salas; Johnny English Strikes Again será lançado em 3.500 salas, com base no bom desempenho obtido no mercado internacional, onde já faturou US$ 96 milhões em 57 países.

Em pequeno circuito, serão lançados os independentes Suspiria Viper Club.

Vejamos a semana.

 

The Top 10

 

  1. Halloween(Universal) ESTREIA – Cinemascore: B+; Metacritic: 68; Orçamento: US$ 10 milhões. Faturou US$ 77.501.000 em 3.928 salas; MPS (média por sala):US$ 19.730; Totaliza: US$ 77.501.000

 

  1. Nasce uma Estrela(Warner Bros.) – Está na 3ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou: US$ 19.300.000 (-32%) em 3.884 salas (+176); MPS: US$ 4.969; Totaliza: US$ 126.326.000

 

  1. Venom(Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 18.105.000 (-48%) em 3.887 salas (-363); MPS: US$ 4.658; Totaliza: US$ 171.125.000

 

  1. Goosebumps 2: Halloween Assombrado- Está na 4ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 9.715.000 (-38%) em 3.521 salas (igual); MPS: US$ 2.759; Totaliza: US$ 28.805.000

 

  1. O Primeiro Homem- Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 8.565.000 (-46%) em 3.640 salas (igual); MPS: US$ 2.353; Totaliza: US$ 29.999.000

 

  1. O Ódio que Você Semeia- Está na 3ª semana e subiu da 9ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 7.500.000 (+332%) em 2.303 salas (+2.055); MPS: US$ 3.257; Totaliza: US$ 10.642.000

 

  1. 7. Pé Pequeno(Warner Bros.) –  Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 6.615.000 (-27%) em 3.032 salas (-574); MPS: US$ 2.182; Totaliza: US$ 66.366.000

 

  1. Operação Supletivo: Agora Vai(Warner Bros.) –  Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 5.000.000 (-35%) em 2.296 salas (-484); MPS: US$ 2.178; Totaliza: US$ 66.907.000

 

  1. Maus Momentos no Hotel El Royale(20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 3.300.000 (-54%) em 2.808 salas (igual); MPS: US$ 1.175; Totaliza: US$ 13.342.000

 

  1. The Old Man and the Gun(Fox Searchlight) –  Está na 4ª semana e subiu da 15ª para a 10ª colocação. Faturou:

US$ 2.050.000 (+123%) em 802 salas (+574); MPS: US$ 2.556; Totaliza: US$ 4.201.000

 

 

As Independentes

 

Duas refilmagens de grandes sucessos anteriores, Halloween Nasce uma Estrela, atraíram o público que costuma formar as plateias dos filmes independentes, mas mesmo assim, quatro produções independentes acharam seus espaços: O Ódio que Você Semeia (20th Century Fox), The Old Man and the Gun (Fox Searchlight) e Free Solo (Greenwich/National Geographic), que faturaram mais de US$ 1 milhão, sendo que os dois primeiros chegaram às Top 10 e Mid90s que teve uma das melhores MPS de 2018.

 

Free Solo (Greenwich) está na 4ª semana e faturou US$ 1.009.000 in 251 salas (+222); MPS US$ 3.814; Totaliza: US$ 3.593.000

Embora depois que abriu para mais salas não tenha alcançado a mesma MPS que atingiu quando estava em circuito menor (129 salas), o documentário sobre a primeira escalada solo de um pico nas montanhas de Yosemite teve uma ascensão mais rápida do que outros documentários exibidos no verão.

 

Mid90s teve a melhor estreia em pequeno circuito da semana. Faturou US$ 249.500 em somente quatro salas com uma MPS de US$ 62.375. Dirigido por Jonah Hil, a comédia dramática da A24 gira em torno de um adolescente de 13 anos e sua complicada vida familiar mas acaba fazendo amigos numa turma de skatistas. Recebeu ótimas críticas (80% no Rotten Tomatoes), devendo abrir para mais salas na próxima semana.

 

Can You Ever Forgive Me?, da Fox Searchlight, com Melissa McCarthy, faturou US$ 150.000 quando estreou em cinco salas, com uma MPS de US$ 30.000. Este filme com a comediante McCarthy num papel dramático, recebeu ótimas críticas (87  no Metacritic) e fez parte da seleção dos festivais de Telluride e Toronto 2018.

 

Wildlife da IFC estreou em quatro salas com US$ 105.000 e uma MPS de US$ 26.403. Estrelando Carey Mulligan e Jake Gyllenhaal, o drama histórico recebeu ótimas críticas (96% no Rotten Tomatoes) a começa a expandir para grande circuitos na próxima semana.

 

Depois de abrir com US$ 282 mil em quatro salas no fim de semana anterior, Beautiful Boy, da Amazon Studios, abriu para 48 salas faturando US$ 439 mil, com uma MPS de US$ 9.147. O drama com Timothee Chalamet e Steve Carell totaliza US$ 722 mil.

 

 

As Internacionais

 

Venom dominou as bilheterias internacionais pelo terceiro fim de semana consecutivo. Faturou US$ 32 milhões em 65 países totalizando US$ 290,7 milhões. Faturou US$ 18,1 milhões em casa, totalizando US$ 460,2 milhões globais.

 

Nasce uma Estrela faturou US$ 22,8 milhões em 75 territórios, totalizando US$ 74,7 milhões no exterior e US$ 201 milhões globais.

 

Embora tenha liderado as bilheterias norte-americanas, Halloween ficou na 3ª posição no exterior, onde faturou US$ 14,3 milhões em 23 países, que somados à bilheteria doméstica de US$ 77,5 milhões totalizam US$ 91,8 milhões globais.

 

Pé Pequeno faturou US$ 14 milhões em 71 mercados no fim de semana, totalizando US$ 70,8 milhões internacionais, que junto com a bilheteria doméstica de US$ 66 milhões totalizam US$137.166.035.

 

O Primeiro Homem, estrelando Ryan Gosling como o astronauta Neil Armstrong, que ainda está buscando seu lugar na terra, faturou US$ 13,4 milhões em 47 países, totalizando US$ 25,5 milhões no exterior e US$ 55.500.050 globais. Faturou US$ 700.000 no Brasil e US$ 500,000 nos Emirados Árabes.