O BELO E SENSÍVEL “PELA JANELA” MOSTRA QUE MENOS É MAIS.

Por Celso Sabadin.

Existe um estilo muito peculiar de se fazer filmes que eu não sei se já foi devidamente “rotulado” pela imprensa ou pelos estudiosos. Alguns o chamam de Minimalista. Trata-se daquele filme bastante introspectivo, silencioso, totalmente despojado, que se debruça sobre um único protagonista que vive alguma espécie de crise e que percorrerá um determinado caminho, sempre intimista, para tentar superar suas barreiras. Tais filmes geralmente têm pouca ou nenhuma trilha sonora, rejeitam a espetacularização típica do cinema comercial, e faz muito sucesso entre a crítica e os jurados de festivais de cinema. Os franceses são os maiores produtores deste estilo cinematográfico.

Tudo isso para dizer que “Pela Janela” é exatamente um destes filmes. Daqueles que a câmera permanece focada no protagonista mesmo quando ele conversa com um interlocutor, que sequer é mostrado. Daqueles em que uma primeira leitura mais rasa consideraria que “não acontece nada”, mas um olhar cuidadoso percebe que acontece tudo. Destes que nos hipnotizam.

Um “tudo” que gira em torno de Rosália (Magali Biff, ótima), mulher sessentona que perde o emprego ao qual se dedicara espartanamente há décadas. Ou seja, que perde seu chão e praticamente todas as suas referências de vida de um dia para o outro. Abalada, ela é levada pelo seu irmão (Cacá Amaral) a uma viagem de carro até a Argentina, onde perceberá que pode existir vida além do emprego.

Coproduzido por Brasil e Argentina, “Pela Janela” marca a estreia na direção de longas da premiada curta-metragista Caroline Leone, que demonstra aqui um excelente domínio de câmera e de tempos. Poético, o filme exala uma sensibilidade simples e autêntica, utilizando-se com competência das formulações dos road-movies intimistas e redentores.

Não por acaso, ganhou o prêmio da crítica no Festival de Rotterdan, e o Prêmio Especial do Júri em Washington. Não ganhou prêmio algum em Gramado, onde competiu ano passado. Que pena para Gramado…

“Pela Janela” estreia nesta quinta, 18 de janeiro.