O DIVERTIDO “ARTISTA DO DESASTRE” E OS LIMITES DO IRREAL.

Por Celso Sabadin.

Não é de estranhar que cada vez mais o cinema esteja desenvolvendo roteiros baseados em histórias reais. Afinal, tais histórias vêm demonstrando criatividade acima da capacidade da imaginação dos roteiristas ficcionais. Ou, em outras palavras, a realidade é tão absurda que desafia a própria imaginação.

É o caso, por exemplo, de “Artista do Desastre”. Se alguém fizesse um filme sobre um maluco qualquer, cheio de dinheiro, que resolvesse bancar um longa metragem por conta própria, sem nenhuma experiência no assunto, e esse filme se transformasse num sucesso cult, de tão ruim que ficou, nós, críticos, logo reclamaríamos: que bobagem! Inverossímil! Cadê a construção do personagem?! Etc…etc…

Mas esta história “inverossímil” realmente aconteceu, e é reproduzida no filme “Artista do Desastre”, escrito, dirigido, interpretado e coproduzido por James Franco, o conhecido ator de “127 Horas”. Franco vive Tommy Wiseau (nome artístico de Piotr Wieczorkiewicz), um milionário excêntrico que em 2003 resolveu investir uma pequena fortuna no longa metragem “The Room”, que ele próprio escreveu, dirigiu e produziu, sem ter o menor conhecimento de cinema.

A trajetória muito particular de Wiseau contada sob o ponto de vista de Greg Sestero (amigo de Wiseau e ator principal de “The Room”, aqui vivido por Dave Franco, irmão de James) é o fio condutor deste filme que mistura drama e humor, mas que acima de tudo é permeado com uma constante sensação de saborosa incredulidade.

Assiste-se prazerosamente a tudo, mesmo sabendo se tratar de caso real, mas sempre com o famoso “pé atrás” de quem sabe que o cinema é a mais encantadora das mentiras. O filme aos poucos envolve, diverte bastante, e sempre nos deixa com a sensação de estarmos vendo uma caricatura. Até que no final (não é spoiler) vem o melhor da festa: a comparação do que assistimos com a realidade. E o espanto de perceber que quase perdemos a capacidade de diferenciar um do outro. Uma brincadeira divertida e genial!

“Artista do Desastre”estreia em 25 de janeiro.