“O FUTURO É NOSSO!” LAVA A ALMA DO BRASIL.

 Por Celso Sabadin.

É uma lavagem de alma! Após tantas privações, perrengues, atrocidades, truculências e sofrimentos vividos pelo povo brasileiro de 2016 até este ano, ver o país renascer democraticamente é um momento histórico imprescindível de ser registrado em filme.

E ninguém melhor para documentar este instante que Silvio Tendler, um dos maiores documentaristas vivos do Brasil, que desde 1981 mapeia através de seu cinema a trajetória das realidades social e política da nação. E sempre através do viés da democracia.

Seu filme mais recente – o de número 43, se eu não estiver enganado – é “O Futuro é Nosso!”, documentário histórico/didático/comemorativo da retomada do país ao caminho da liberdade.

Realizado em parceria com o Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro. “O Futuro é Nosso!” apoia-se em depoimentos de especialistas, trabalhadores e professores de diversas áreas para analisar as mudanças que a tecnologia deixa na reforma trabalhista, e o quanto o trabalhador brasileiro se aprofundou na informalidade, durantes os últimos anos.

Há até espaço para depoimentos da “celebridade da vez”: a inteligência artificial.

Didático e elucidativo, o longa faz um apanhado das recentes reviravoltas políticas nacionais, culminando com a retomada democrática sacramentada nas eleições do último mês de outubro. E dá um banho de otimismo já através do próprio título do filme.

Sempre coerente com sua postura socialista, Tendler, como é de costume, disponibiliza seu novo longa de forma ampla e gratuita. Basta acessar o link https://bit.ly/OFuturoÉNosso_Caliban