O LADO OCIDENTAL E URBANO DO CINEMA IRANIANO EM  “O APARTAMENTO”.

Por Celso Sabadin.

Uma determinada cena de “O Apartamento” se passa num táxi compartilhado. Uma das passageiras transportadas pelo carro lotado se sente ofendida, acreditando estar sendo assediada pelo homem que está ao seu lado. Ela sai do táxi, perturbada. O homem, inocente e compreensivo, lamenta a situação e diz: “Alguém já deve ter feito muito mal a esta mulher”. Dramaturgicamente, a cena não parece ter muita função dentro do roteiro, mas aos poucos se percebe que o filme trata justamente disso: a imensa capacidade que a agressividade tem de se alastrar e se multiplicar. Da mesma forma que, como se diz popularmente, gentileza gera gentileza, a violência também gera ondas infinitas de atitudes agressivas, mais violência, e vinganças sem fim. Entendendo-se no caso a palavra “fim” em seus dois sentidos.

O filme fala de um casal obrigado a se mudar, às pressas, por causa do risco de desabamento do prédio onde moram. No novo apartamento, porém, um aparentemente injustificado ato de violência traumatiza a todos, dando início a uma escalada de medo e violência. Aos poucos, forma-se uma rede de Inseguranças, pânico, perseguições, desconfianças e traumas que trinca a estrutura do relacionamento, assim como as rachaduras ameaçam destruir o edifício que todos tiveram de abandonar.

“O Apartamento” tem roteiro e direção do premiadíssimo (e, na minha opinião, supervalorizado) Asghar Farhadi, o mesmo de “A Procura de Elly’, “A Separação” e “O Passado”. O que equivale dizer que trata-se de um filme iraniano sem “cara” de filme iraniano. Explico: Farhadi faz filmes em sua terra, o Irã, com uma estética bastante ocidental, diferente daquela que nos acostumamos a ver nos anos 80 e 90 na produção cinematográfica vinda daquele país. Ou seja, nada da crianças correndo por desertos empoeirados. Farhadi prefere os temas urbanos contemporâneos, normalmente investigando relacionamentos pessoais, abrindo mão do olhar exótico e até certo ponto romântico que marcou a produção iraniana em vários festivais pelo mundo.  E tem obtido grande repercussão internacional desta forma, com seus filmes colecionando prêmios em baciada.

“O Apartamento” não é diferente. Classificado entre os nove  finalistas ao Oscar de Filme Estrangeiro e concorrente ao Globo de Ouro na mesma categoria, o filme recebeu também

Prêmio do Júri Ecumênico, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz no Festival de Berlim. A estreia no Brasil é nesta quinta, 5 de janeiro.