“O PRÓXIMO PASSO”. PORQUE A PERFEIÇÃO É UMA META, E A ARTE UMA NECESSIDADE.
Por Celso Sabadin.
Não, não é mais um drama coaching sobre as sofrências de uma bailarina clássica que tenta vender a ideia de que sem sangue e sacrifício ninguém consegue nada nesta vida cruel. Longe disso! “O Próximo Passo” não é “Cisne Negro”. Que bom!
O roteiro do argentino Santiago Amigorena (o mesmo de “Segredos de Estado”) e do próprio diretor, o francês Cédric Klapisch (de “O Albergue Espanhol” e “Bonecas Russas”) mostra logo nas primeiras cenas a bailarina Elise (Marion Barbeau) passando por dois intensos momentos conflituosos: um sentimental, outro físico. Aos 26 anos, a garota talvez nunca mais seja capaz de dançar.
A partir desta introdução, quando nossa percepção colonizada de cinema começa a pensar que teremos diante de nossos olhos um choroso drama de superação, o filme surpreende – positivamente – ao entregar uma narrativa das mais humanas e arrebatadoras, encantando pela simplicidade e pela verdade de seus personagens. Sem os grandes heróis nem os grandes vilões do maniqueísmo redutor que (pre)domina a produção dominante, “O Próximo Passo”, numa deliciosa contramão, oferece uma vitalidade fascinante que propõe o sempre bem-vindo tema da salvação pela arte. E sem medo de ser anacronicamente romântico, nestes tempos bélicos.
Embora elegante em sua direção, Klapisch peca somente pela necessidade de tentar amarar todas as pontas de todas as circunstâncias de todos os seus personagens, deixando poucos espaços em aberto para reflexões e interpretações da plateia. Mas nada que empane o brilho e a vivacidade desta pequena e ótima surpresa coproduzida entre França e Bélgica.
Deve-se creditar boa parte da magia do longa à marcante estreia da integrante do Balé da Ópera de Paris, Marion Barbeau, no papel principal (razoavelmente mais nova que os 26 anos de sua personagem), e à química que ela desenvolve com o veterano premiado Denis Podalydès, interpretando seu pai.
Após levar mais de 1,5 milhão de franceses às bilheterias de seu país, “O Próximo Passo” estreia no Brasil nesta quinta, 8 de setembro.

