“O SILÊNCIO DA CHUVA”, POLICIAL BRASILEIRO TIPO EXPORTAÇÃO.  

Por Celso Sabadin.

Entretenimento de primeira linha num filme que mistura a sordidez “noir” das investigações policiais ao panorama de abismo social brasileiro (aqui, especificamente carioca), tudo embalado pelo ritmo e pela linguagem já consagrados pela estética dos seriados estadunidenses envolvendo espertas duplas de investigadores. Assim é “O Silêncio da Chuva”, o mais recente longa dirigido pelo festejado Daniel Filho, que estreou em 23 de setembro nos cinemas.

O ponto de partida da trama pode até parecer comum: o corpo de um empresário milionário encontrado por um jovem e pobre contraventor, ao lado de uma maleta cheia de dólares. A forma, porém, como se dá este início de filme é memorável, com uma belíssima e dinâmica sequência de imagens contextualizando com rapidez e eficiência os personagens que se enredarão pelos complexos caminhos da investigação que se seguirá. Tudo sob uma imageticamente dramática chuva torrencial que castiga um Rio de Janeiro que praticamente ganha status de um personagem a parte, graças à fotografia de Felipe Reinheimer.

Ah! E sem narração em off, vejam só que maravilha!

O início dos trabalhos da polícia traz duas ótimas notícias: os investigadores são vividos por Lázaro Ramos e Thalita Carauta, que roubam a cena com diálogos afiadíssimos, química irrepreensível, excepcional construção de personagens e intepretações impecáveis. Principalmente Thalita, que não apenas rouba a cena como o filme inteiro.

O elenco ainda traz Guilherme Fontes e Anselmo Vasconcellos (em rápidas participações especiais), Claudia Abreu, Mayana Neiva, Otávio Muller, Pedro Nercessian, Bruno Gissoni, e Peter Brandão, entre outros.

Baseado no premiado romance policial homônimo de Luiz Alfredo Garcia-Roza, o eficiente roteiro de “O Silêncio da Chuva” (assinado por Lusa Silvestre e colaboração de Renata Correa, Ana Maria Moretzsohn e Pedro Barbalho) faz o filme fluir rápido e envolvente até sua resolução final que – atenção – só acontece após os créditos.