“PLACAR, A REVISTA MILITANTE” NÃO É SÓ FUTEBOL.

Por Celso Sabadin.

Há no meio futebolístico uma frase sobre o esporte da qual eu gosto muito: “Não é só futebol”. Grosso modo, esse pensamento defende a ideia de que o futebol é um fenômeno social e humano tão complexo e importante que o advérbio “só” não pode ser a ele aplicado.

O longa “Placar: A Revista Militante” reforça o mote. Através de depoimentos e muito material de arquivo, o documentário traça um completo panorama sobre as importâncias política e jornalística desenvolvidas durante décadas por esta histórica publicação semanal brasileira. Incluindo os pesados anos da ditadura civil-militar-empresarial iniciada em 1964.

Publicada pela Editora Abril – conhecida por sua postura conservadora (pra dizer o mínimo) – a revista Placar valia-se da vantagem de ser, digamos “mais esquecida” dentro do complexo empresarial da empresa, que dava maior importância à então poderosa “Veja”. Sendo uma espécie de “patinho feio” da Abril, por abordar “só” esportes, a Placar tinha mais liberdade de difusão de seu pensamento um pouquinho mais à esquerda. Ainda que dentro das restrições da censura estatal do período, claro.

De acordo com depoimento do jornalista Juca Kfouri, o dono da editora não prestava muita atenção à Placar.

Desta forma, a revista conseguiu realizar ações quase impensáveis para a época como, por exemplo, apoiar aberta e totalmente o movimento “Democracia corinthiana”, que desafiava a ditadura.

Além da questão política, o documentário também tem o poder de matar de inveja os defensores de um tipo de jornalismo atuante e combativo que se encontra atualmente quase extinto.  Qual grande veículo de comunicação – nos dias atuais – teria a coragem de designar dois jornalistas, durante um ano inteiro, para investigar acusações de fraudes contra uma das mais populares e lucrativas instituições brasileiras? Assim nasceram as matérias da Placar que desmascararam o gigantesco esquema de corrupção da Loteria Esportiva, o que gerou indiciamentos, prisões e muito reboliço no meio.

Com direção de Ricardo Correa e Sérgio Xavier Filho “Placar, A Revista Militante” traz essas e muitas outras deliciosas histórias contadas por quem as vivenciou. Entre eles, Zico, Casagrande, Juca Kfouri, Mauro Beting, Paulo Vinicius Coelho, Pelé e vários profissionais que lá trabalharam.

O filme estreia em cinemas nesta quinta-feira, 14/08.