“POBRES, MAS RICOS” DIVERTE A FESTA DO CINEMA ITALIANO 2018.

Por Celso Sabadin.

Inevitável lembrar do antigo seriado “A Família Buscapé” ao assistir “Pobres, Mas Ricos”, filme que participa da Festa do Cinema Italiano versão 2018.

Tudo gira em torno dos Tucci, uma família humilde, divertida e espalhafatosa da periferia de Roma que da noite para o dia se torna milhardária, graças a um prêmio lotérico. A primeira providência dos Tucci é manter a serenidade, não deixando que ninguém na região saiba da riqueza imediata. Obviamente eles não conseguem, e acabam se mudando para um hotel luxuoso em Milão, onde se envolverão em diversas situações cômicas.

Não exatamente criativo (mesmo porque o filme é baseado na comédia francesa “Les Tuces”, de 2011), “Pobres, Mas Ricos” se desenrola no conhecido registro das piadas que exploram as diferenças sociais e culturais entre as camadas mais e menos favorecidas da população, evidentemente potencializando os valores mais humanitários. Está longe de ser uma novidade, mas acaba agradando pelo carisma dos personagens, pela rapidez dos diálogos e pelo estilo exagerado que invariavelmente marca não apenas as comédias italianas como a própria Itália como um todo.

Provavelmente os “oriundi” se divertirão mais que os demais.

O sucesso do filme na Itália propiciou a sequência “Pobres, Mas Riquíssimos”, até o momento inédita no Brasil.

“Pobres, Mas Ricos” faz parte da Festa do Cinema Italiano, cuja programação completa pode ser acessada em http://www.festadocinemaitaliano.com.br/programacao