“PRA LÁ DESTE QUINTAL”, A AGONIA DO ISOLAMENTO.

Por Celso Sabadin.

“Pra Lá Deste Quintal” é um documentário quase de longa metragem (48 minutos) que faz um retrato de uma situação que – talvez – nossos filhos ou netos não acreditarão que existiu um dia: o isolamento social. Todo o filme se centraliza na figura de Dolores Beatriz, uma senhora idosa entrevistada pelo seu filho Alfredo Luiz. Como a direção e o roteiro são assinados por Alfredo Suppia, acredito que Alfredo Luiz e Alfredo Suppia sejam a mesma pessoa: o professor de Cinema da Universidade de Campinas Alfredo Luiz Suppia. Mesmo porque em algum momento do filme é feita uma referência à citada cidade.

Enfim, tal questão identitária não é determinante na universalidade de “Pra Lá Deste Quintal”. A questão aqui é radiografar – pelos olhos e palavras de Dona Dolores – os mais diversos sentimentos que têm nos assolado neste último ano e meio que – pelos menos as pessoas minimamente conscientes – têm tentado ficar em casa.

Medos, raivas, tristezas e – principalmente – a indignação contra o poder central criminoso que potencializou tal situação são destilados pela protagonista com totais coerências e lucidez. Falas, tempos e espaços fragmentados tentam amalgamar alguma coerência nestes tempos incoerentes. Somam-se a este quebra-cabeças sonhos, lembranças, fugas, descontinuidades e desconexões.

Por vezes, “Pra Lá Deste Quintal” soa repetitivo. Por vezes, redundante. Como repetitivos e redundantes têm sido esses mais de 500 dias – até agora – que estamos prisioneiros desta mistura fatal de incompetência e maldade que nos governa.  Terminar a narrativa com a música de Chico Buarque que empresta o verso que dá o título ao filme foi um ótimo achado.

“Pra Lá Deste Quintal” é um dos destaques do 12º Cinefantasy, disponível na internet até o próximo 19 de setembro. O Cinefantasy também disponibiliza presencialmente 12 filmes da mostra competitiva de longas no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Um dos maiores festivais de cinema fantástico da América Latina, o 12º Cinefantasy exibe um total de 119 filmes de 34 países. Confira toda programação em www.cinefantasy.com.br