PREMIADO ESPANHOL “O CANDIDATO” ABORDA UMA ESPECIALIDADE BRASILEIRA.

Por Celso Sabadin.

Vencedor de 7 prêmios Goya em 2019 – incluindo melhor direção – o thriller político “O Candidato” estreia no Brasil nesta quinta-feira (02/07), através da plataforma Cinema Virtual.

Num primeiro momento, pode até soar estranho que qualquer outro país que não seja o nosso consiga produzir um filme sobre escândalos de corrupção capaz de nos surpreender. Afinal, está cada vez mais difícil para os roteiristas de ficção criar algo no gênero que supere a inacreditável realidade documental.

Mesmo assim, os roteiristas Isabel Peña e Rodrigo Sorogoyen (este também diretor do filme), a mesma dupla dos premiadíssimos “Madre”, “Stockholm” e “Que Dios nos Perdone”, todos inéditos por aqui, conseguiu realizar uma obra das mais vibrantes e atrativas.

Tudo gira sobre o prepotente Manuel (Antonio de la Torre, que viveu José Mujica em “Uma Noite de 12 Anos”), que está prestes a assumir a direção estadual de seu partido político. Do qual, aliás, nunca se diz o nome. Seus planos, porém, começam a desabar quando ele é denunciado como pivô de um grande esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. Cada vez mais isolado entre seus próprios compars… ou melhor, colegas, Manuel promete cair atirando. E se prepara para denunciar no Jornal Nacio… ou melhor, em rede nacional de televisão, uma tramoia gigantesca que, como diz um de seus iguais, “vai jogar merda por todo o país”.

Ágil e impactante, “O Candidato” não é baseado, especificamente, em um único caso da política espanhola, mas numa situação de permanente corrupção que permeia um sistema já assumidamente apodrecido e inoperante. Seja na Espanha, seja em qualquer outro lugar do mundo. Ainda que neste quesito, o Brasil mantenha uma posição de vergonhoso protagonismo.

Além do já citado Goya de direção, “O Candidato” (cujo título oroginal é “El Reino”), levou também os prêmios de ator vante (Antonio de la Torre), ator coadjuvante (Luis Zahera), roteiro original, trilha musical, som e montagem.

Para ver o filme, é preciso acessar www.cinemavirtual.com.br, e fazer o cadastro. Quem já tem conta no Looke pode usar o mesmo login e senha. O ingresso virtual dá direito a até três dispositivos diferentes por 72 horas.