PREMIADO “MEU EXTRAORDINÁRIO VERÃO COM TESS” CHEGA AO VOD.

Por Celso Sabadin.

Os engessados padrões norte-americanos de fazer cinema comercial criaram na maioria do público um (falso) sentimento de que filmes sobre pré-adolescentes precisam – necessariamente – ser (1) bobinhos para atingir um suposto público romântico ou (2) agressivos para atingir um suposto público perturbado, ou (3) comicamente estúpido para atingir um suposto público, digamos, Republicano.

Felizmente ainda existe no mercado o bom cinema europeu, para mostrar e comprovar que filmes sobre e de pré-adolescentes podem – e devem – transitar livremente acima dos cânones que a indústria quer impor.

É da Europa (coprodução teuto-holandesa) que vem o delicioso “Meu Extraordinário Verão com Tess”, assumidamente uma produção direcionada ao pré-adolescente, mas que nem por isso busca nivelar por baixo a percepção e a inteligência de seu público. Pelo contrário.

A partir do livro de Anna Woltz, premiada escritora inglesa radicada na Holanda, o roteiro de Laura van Dijk conta a história de Sam (o estreante Sonny Coops Van Utteren), garoto de dez anos que inicia o que ele chama de “treinamento de solidão”. Sendo o mais jovem de sua família e – provavelmente – o último que irá morrer, Sam acredita que, se é pra ficar sozinho na vida, é melhor já ir treinando. Ele se propõe, assim, a cumprir um rígido calendário de isolamento, no qual ficará longe de tudo e de todos por longos períodos do seu dia. A proposta se mostra difícil de ser cumprida quando ele conhece Tess (Josephine Arendsen), garota esperta, agitada e animadíssima que tem um plano genial para entrar em contato com o pai, que nunca conheceu.

Ainda que enfocando temas como morte e ausência paterna, “Meu Extraordinário Verão com Tess” mantém um clima de altíssimo astral ao abordar com afetividade e ternura as pequenas descobertas da pré-adolescência em choque com o mundo adulto. Sem sentimentalismos superficiais, muito menos julgamento moralistas, e mantendo o bom humor mesmo nas situações mais difíceis.

Primeiro longa para cinema do diretor holandês Steven Wouterlood, “Meu Extraordinário Verão com Tess” já acumula 16 premiações em festivais pelo mundo, incluindo uma menção especial em Berlim.

Disponível a partir de 20 de agosto na plataforma www.cinemavirtual.com.br