“PREPARATIVOS PARA FICARMOS JUNTOS POR TEMPO INDEFINIDO”, ENTRE O DESEJO E A REALIDADE.

Por Celso Sabadin

Antes de mais nada, parabéns à distribuidora Elite Filmes, que bancou a tradução literal do húngaro “Felkészülés meghatározatlan ideig tartó együttlétre” (óbvio que usei copy/paste pra escrever isso) e lança seu filme no Brasil com o belo nome “Preparativos para Ficarmos Juntos por Tempo Indefinido”. Se fosse outra distribuidora mais “comercial” já teria mandando algo do tipo “A Loucura de Vizy” ou “Uma Doutora Muito Louca”.
Feito este micro desabafo sobre a competência mercadológica de algumas distribuidoras brasileiras de filmes, vamos ao que interessa. “Preparativos para Ficarmos Juntos por Tempo Indefinido” fala de Vizy (Natasa Stork), uma bem-sucedida neurocirurgiã húngara que retorna ao seu país depois de vários anos trabalhando nos EUA. Seus colegas e amigos estranham esta volta: por que, atualmente, alguém desejaria retornar ao país comandado pelo presidente omisso János Áder e pelo primeiro ministro de extrema direita Viktor Orbán? Seria tão estranho com voltar ao Brasil.

Porém, Vizy tem um motivo. Ou acha que tem: um encontro romântico com o Dr. Janos (Viktor Bodó), que ela conheceu durante um Congresso, e que ela julga ser o grande amor de sua vida. O grande problema é que talvez esta história só exista em sua própria imaginação.

A partir desta premissa, a roteirista e diretora Lili Horvát, neste seu segundo longa, investiga os conflitos entre sonho e realidade, entre o palpável e o que talvez seja somente um gigantesco desejo, entre os insondáveis caminhos da razão e da paixão, tudo potencializado pelo pano de fundo da neuromedicina.
Enquanto o filme opta por deixar no ar todos os mistérios e dúvidas da protagonista, a narrativa flui de maneira intrigante e atrativa, pecando apenas em uma dispensável cena quase final – sem querer dar spoiler – que se apressa em tentar ministrar alguma dose de racionalidade em uma situação que – enquanto cinema – desenvolve-se muito melhor pelos caminhos do improvável.

Com atuações convincentes e belas cenas de Budapeste, “Preparativos para Ficarmos Juntos por Tempo Indefinido” está disponível na plataforma www.cinemavitrual.com.br
Vencedor do prêmio de Melhor Direção Internacional no Spirit (a principal premiação do cinema independente), “Preparativos para Ficarmos Juntos por Tempo Indefinido” foi o escolhido pela Hungria para representar o país no Oscar.